Filhote de onça-pintada nasce e é abocanhado em seguida; estudantes registram vídeo
Alunos viram a mãe lambendo o filhote; depois, um macho se aproxima e o abocanha. O caso aconteceu em zoológico no Espírito Santo, que só divulgou o nascimento no dia seguinte
11:26 | Ago. 24, 2023
Estudantes do ensino médio flagraram o nascimento de uma onça-pintada em zoológico localizado em Marechal Floriano, interior do Espírito Santo, na última terça-feira, 22. O momento chamou atenção por que, logo após o nascimento, outro animal se aproxima e abocanha o filhote. Então a mãe começa uma disputa para recuperar a cria.
Os alunos estavam em um passeio da escola quando presenciaram o momento. O professor de biologia que acompanhou os alunos, Lucas Vale, disse que a guia do passeio informou que não sabia que a onça estava grávida.
Ele afirma ainda que insistiu para que os alunos apagassem o vídeo, segundo entrevista ao g1 Espírito Santo.
No vídeo, os estudantes ficam animados ao verem que registraram o nascimento: “Nasceu um filhotinho!”, diz uma estudante do grupo. Logo depois, eles ficam assustados com a reação do outro animal e acompanham a tentativa da mãe de recuperar o filhote.
Confira o vídeo do momento em que estudantes flagram o nascimento da onça:
A estudante responsável pelo registro foi Gabriely Lima Murça, de 17 anos, que estava no passeio escolar com outros 45 alunos. Eles frequentam a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Francisca Peixoto Miguel, localizada no município de Serra, na região metropolitana de Vitória.
Zoológico insistiu para estudantes apagarem o vídeo
Lucas afirma que a organização do zoológico ficou preocupada pois as fêmeas que estão grávidas devem ser separadas dos outros indivíduos da espécie e isso não ocorreu no zoológico.
"Percebi que a dona do zoológico percebeu isso e ficou preocupada. Ela tentou me convencer que eu pedisse aos alunos para que apagassem os vídeos. Eu fui até os estudantes e disse para eles não apagarem, que eles podiam fazer o que quisessem", expõe Lucas.
No final do passeio, quando a maioria dos estudantes já estavam dentro do ônibus para retornar para a escola, o professor aponta que a proprietária do zoológico continuou assediando os estudantes para que apagassem o vídeo.
"Eu precisei ser mais incisivo e dizer que não estava gostando da atitude dela e que os jovens, sendo eles a maioria menor de idade, estavam sob minha responsabilidade. Neste caso, para ela falar comigo", finaliza o professor.
Nascimento do filhote foi divulgado um dia depois
Somente na tarde da quarta-feira, 23, o estabelecimento divulgou uma nota informando o nascimento de uma onça-pintada.
"Ressaltamos ainda que recebemos a vistoria do órgão ambiental responsável, Iema, que constatou que os animais estão recebendo os devidos cuidados", informa a nota.
O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema) também se pronunciou sobre o caso e disse que o filhote está sendo cuidado e alimentado pela mãe.
"A fêmea e o filhote estão em uma estrutura separada das demais onças e sendo observados, visto que o animal está estressado e a situação exige o mínimo de contato possível no momento", diz o Iema.