Bolsonaro é acusado de pedofilia e faz live para rebater críticas

Em entrevista à um podcast esportivo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) insinuou que "pintou um clima" com crianças que, de acordo com ele, estariam se prostituindo

Após receber críticas por frase sobre meninas venezuelanas em entrevista na sexta, 14, o presidente Jair Bolsonaro (PL) realizou uma live neste domingo, 16, em suas redes sociais, para se defender.

Em entrevista a um podcast na sexta, Bolsonaro descreveu um encontro com meninas de origem venezuelana de 14 e 15 anos, enquanto trasladava pela região de São Sebastião, no DF, em uma motocicleta. Ao falar sobre as crianças, o presidente da República insinuou que as meninas estariam se prostituindo ao dizer que havia "pintado um clima".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Eu estava em Brasília, na comunidade de São Sebastião, se eu não me engano, em um sábado de moto [...] parei a moto em uma esquina, tirei o capacete, e olhei umas menininhas... Três, quatro, bonitas, de 14, 15 anos, arrumadinhas, num sábado, em uma comunidade, e vi que eram meio parecidas. Pintou um clima, voltei. 'Posso entrar na sua casa?' Entrei", relatou Bolsonaro.

Bolsonaro: Em entrevista, presidente insinua que crianças venezuelanas estariam se prostituindo

De acordo com o presidente, no local que visitara havia de 15 a 20 meninas, todas de origem venezuelana.

Ao relatar o comportamento das crianças, Bolsonaro insinuou que estariam envolvidas com prostituição. "Tinha umas 15, 20 meninas, sábado de manhã, se arrumando, todas venezuelanas. E eu pergunto: meninas bonitinhas de 14, 15 anos, se arrumando no sábado para quê? Ganhar a vida", completou.

Na live realizada na madrugada de domingo, Bolsonaro se defendeu das críticas e explicou o contexto das suas falas. Na transmissão ao vivo, disse que o PT havia deturpado suas frases e espalhado mentiras a seu respeito, reiterando que sempre combateu a pedofilia e que havia feito outra live no momento da visita à comunidade de venezuelanos para expor a situação, que entendeu ser de prostituição.

"O PT recorta pedaços [da entrevista ao podcast] como se eu estivesse atrás de programas. Fiz uma live, foi demonstrado o que estava acontecendo. (...) Sempre combati a pedofilia. Se fosse algo escondido, tudo bem, mas não foi nada escondido. Abri uma live por indignação sobre o que estava acontecendo."

Apesar de criticar a deturpação de suas falas e de afirmar ter tomado medidas para expor a situação, não há registro de denúncia formal por parte do presidente junto à Polícia Federal ou qualquer outro órgão para coibir a suposta situação das menores venezuelanas.

Oposição ao governo e público das redes criticam falas de Bolsonaro sobre crianças venezuelanas

As declarações de Bolsonaro sobre crianças e adolescentes de origem venezuelana repercutiram nas redes sociais, com acusações de pedofilia e abertura de reclamações formais contra o presidente por parte da oposição ao governo. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o deputado federal eleito Guilherme Boulos (PSOL-SP) e outras figuras públicas expressaram revolta com as falas.

Uma das mulheres presentes na residência visitada por Bolsonaro refutou a fala do presidente, afirmando que na casa visitada por ele, onde ele deu a entender que as crianças estariam se "arrumando" para se prostituir, aconteciam ações de cunho social, para acolhimento dos refugiados venezuelanos.

De acordo com a mulher, entrevistada pela reportagem do UOL, cuja identidade foi protegida para evitar retaliações, no dia em que Bolsonaro visitou a comunidade de refugiados, aconteceria uma ação para mulheres.

"Uma brasileira que fazia curso de estética vinha até aqui para fazer a prática do que estava aprendendo, de corte de cabelo, design de sobrancelha. Então, nós reuníamos um grupo de mulheres, e era isso o que acontecia naquele dia", declarou. Entre as crianças presentes na residência, estariam a filha e a sobrinha da mulher, ambas adolescentes.

As declarações de Bolsonaro estão no topo dos assuntos discutidos nas redes sociais, como no Twitter, onde as frases "Bolsonaro pedófilo" e "Bolsonaro pervertido" estão entre as mais mencionadas nos Trending Topics, métrica de volume de publicações da plataforma.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

bolsonaro live bolsonaro pedofilia bolsonaro meninas venezuelanas polemica declaraçoes bolsonaro refugiadas venezuela

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar