Cataratas do Iguaçu têm vazão de água dez vezes maior do que o normal

A vazão das Cataratas chegava na noite de hoje a 14,5 milhões de litros de água por segundo

As Cataratas do Iguaçu, na fronteira entre Brasil e Argentina, registraram nesta quarta-feira uma vazão de água quase dez vezes maior do que o normal, o que levou ao fechamento de uma das principais passarelas turísticas que ficam no lado brasileiro da atração.

A vazão das Cataratas chegava na noite de hoje a 14,5 milhões de litros de água por segundo, após fortes chuvas registradas no estado do Paraná, informou à AFP Wemerson Augusto, coordenador de comunicação do parque. A vazão considerada normal é de 1,5 milhão de litros por segundo, destacou o funcionário.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A situação levou ao fechamento preventivo da passarela que dá acesso à Garganta do Diabo, conjunto de cachoeiras que compõem a principal atração do parque. Devido ao aumento da vazão do Rio Iguaçu, passarelas que ficam no lado argentino já haviam sido fechadas ontem.

Wemerson Augusto destacou que esse fenômeno não é comum no mês de outubro. A Defesa Civil do Paraná informou hoje que 24 municípios foram afetados por "eventos severos", com inundações que deixaram mais de 1.200 pessoas desalojadas e quase 400 casas danificadas.

A vazão registrada nesta quarta-feira nas Cataratas é a maior desde junho de 2014, quando foram reportados 47 milhões de litros de água por segundo.

 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Brasil Iguazú natureza lluvias

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar