Associação de cartórios alerta sobre golpe de falsa dívida

Criminosos se passam por suposto órgão nacional de protestos e emitem boletos para pagamento; Anoreg, que representa cartórios de todo o País, emitiu orientações para evitar golpe

Um novo golpe, que simula o sistema de cobranças extrajudiciais, começou a circular nas últimas semanas. A Associação Nacional dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg), órgão que representa os cartórios de todo o País, emitiu um alerta sobre a fraude.

Segundo a Anoreg, o golpe usa um papel timbrado, que imita as cobranças de protesto. Os criminosos usam dados reais das vítimas, obtidos por meio de vazamentos de informações, para passar a impressão de legitimidade.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A intimação diz que é necessário o pagamento imediato, sob risco de citação judicial das vítimas. As dívidas alegadas, no entanto, não existem. Deste modo, o golpe consiste em usar o medo de uma cobrança para roubar o dinheiro da vítima, que pode ser pessoa física ou empresa.

No alerta, a Anoreg informa que são usados dois nomes pelos estelionatários: Serviço Notarial de Títulos e Protesto e Cartório Nacional de Títulos e Protesto. A palavra "Títulos", em alguns casos, pode vir abreviada.

No entanto, não existe um órgão nacional que emita cobranças de protesto. Os cartórios que lidam com dívidas deste tipo são sempre municipais.

Outros sinais de que a dívida é falsa são os sites e e-mails: os portais "www.cartorioprotesto.com" e "www.cartorionacional.com", bem como endereços de e-mail terminados em "@cartorionacional.com" e "@cartorioprotesto.com". Em todos estes casos, a cobrança é um golpe.

Por fim, a Anoreg orienta que, em caso de recebimento de cobranças de protesto, a pessoa deve se dirigir ao cartório que emitiu a intimação, e não entrar em contato por telefone, e-mail ou outras formas apresentadas no próprio documento.

Mais notícias nacionais

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

cartório golpe estelionato protesto dívida fraude

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar