Violência contra idosos: saiba como identificar os tipos de crime e como denunciar

As agressões ou os crimes acontecem de forma sutil e, muitas vezes, difícil de identificar

O dia 15 de junho é lembrado como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Com uma população cada vez mais idosa, é necessário que os procedimentos envolvendo a proteção desse grupo sejam realizados de forma mais humanizada. Para garantir os direitos a essa população, a Polícia Civil do Ceará (PC-CE) dá instruções sobre como identificar os tipos de crime contra esse público vulnerável.

O crime que tem como vítima a pessoa idosa pode acontecer em qualquer situação. De acordo com Rena Gomes, delegada titular da Delegacia de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (DPIPD), a violência pode surgir, inclusive, em uma relação de confiança entre a pessoa idosa e o violador. "(As vítimas) são pessoas com condições, de um modo geral, com dificuldade de se locomover; se comunicar; ou até, em alguns casos, nem percebem que estão na condição de vítima", explica a delegada.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Alguns crimes acontecem no seio familiar, por pessoa próxima ou cuidador. “As agressões ou os crimes acontecem de forma mais sutil, muitas vezes difícil de identificar. Temos que ficar atentos às mudanças de comportamento, acreditar no que ele possa vir a comunicar, isso ajuda de forma rápida e até prevenir que aquela situação se agrave”, finalizou.

Conheça alguns tipos de violência mais recorrentes contra a pessoa idosa:

  • Violência física

Acredita-se ser o tipo de crime mais visível, pois pode deixar marcas pelo corpo da pessoa idosa. Empurrões, murros, socos, puxões de cabelo, acocho, além de queimaduras ocasionados de forma proposital e outros são considerados violência física.

  • Violência Patrimonial

Neste caso, a pessoa que cuida do idoso pode vir a se apropriar da casa, dinheiro, bem como dos bens materiais e pessoais daquela vítima. Em geral, o violador alega que ela não tem mais condições de gerenciar sua vida. É importante ressaltar que, enquanto a pessoa tem condições psicológicas e entendimento intelectual sobre sua situação atual, ela pode e deve ser informada sobre o que é feito com o que lhe pertence.

Exemplos deste tipo de violência: controlar o dinheiro, deixar de pagar pensão alimentícia, restrição de documentos pessoais, furto ou dano.

  • Violência Psicológica

Esse tipo de ação gera danos emocionais à vítima. Nesses casos, o idoso é humilhado, xingado, ameaçado, constrangido em público ou de forma privada. Tudo isso gera um descontrole emocional, que pode ocasionar sofrimento, ansiedade e em casos mais graves depressão.

  • Violência medicamentosa

É quando um parente, familiar, profissional ou cuidador prescreve ou administra de forma indevida os medicamentos da pessoa idosa. Neste caso, os medicamentos podem ser suspensos totalmente, ou diminuir ou aumentar os remédios. Isso pode comprometer a saúde dessa pessoa e em casos mais graves leva a pessoa à morte.

  • Violência Sexual

É quando a pessoa idosa é incluída em ato sexual por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.

Saiba como denunciar:

Conhece alguém que sofre este tipo de violência? As denúncias podem ser realizadas através dos canais de atendimento, de forma sigilosa e anônima, ou através da delegacia especializada de proteção ao idoso.

  • Delegacia de Proteção ao Idoso e a Pessoa com Deficiência

As denúncias podem ser feitas diretamente à especializada pelo telefone (85) 3101-2496 ou pelo e-mail dpipd@policiacivil.ce.gov.br. O sigilo e o anonimato são garantidos. A DPIPD funciona no Complexo das Delegacias Especializadas (Code) da PCCE.

Endereço: Rua Professor Guilhon, nº 606, bairro Aeroporto.
Horário de atendimento: das 8 às 17 horas

  • Disque 100

Funciona diariamente, 24 horas por dia. As ligações são gratuitas e podem ser feitas de todo o Brasil, de qualquer telefone (fixo ou celular) bastando discar 100.

  • 190

O número pode ser usado para solicitar atendimento quando existe uma agressão em andamento e é necessário o comparecimento de uma viatura policial naquele momento.

  • 181

Ao ligar para o 181, a denúncia é registrada e será investigada. Caso seja comprovada, imediatamente a Polícia será acionada. Assim como o Disque 100, a ligação para o 181 é gratuita e pode ser feita de qualquer município do Estado do Ceará a qualquer hora, pois o atendimento funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Violência contra idosos Dia Conscientização violência idoso idosos DPIPD violência

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar