Caso Leandro Bossi: ossada é achada 30 anos após desaparecimento

Três décadas após o desaparecimento do paranaense Leandro Bossi, foi atestada a compatibilidade de 99,99% do material genético da mãe do menino

Em 15 de fevereiro de 1992, o menino Leandro Bossi, que tinha então sete anos, desapareceu no Paraná. 30 anos depois, nesta sexta-feira, 10, o Governo do Estado informou haver encontrado ossada cujo DNA corresponde ao da criança.

O caso, cujo inquérito não foi concluído, teve desfecho apresentado nesta tarde por Wagner Mesquita, secretário da Segurança Pública do Paraná em coletiva de imprensa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A coletiva de apresentação dos resultados teve ainda a participação de representantes da Polícia Científica, da Polícia Federal e do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride).

O Sicride foi criado pela Resolução nº 698, de 31/07/95, da Secretaria de Estado da Segurança Pública, e regulamentado pela Portaria nº 1316/95, de 10/08/1995, do Departamento de Polícia Civil (DPC).

Desde então, é responsável por centralizar o registro de ocorrência envolvendo crianças desaparecidas no Paraná, promover a apuração dos fatos e prosseguir na instrução de inquéritos policiais já instaurados.

Caso Leandro Bossi: identificação da ossada

Após teste foi averiguada compatibilidade de 99,99% com o material genético da mãe do menino. Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública, o resultado da ossada foi baseado em oito amostras analisadas.

A identificação resulta da integração entre as forças de segurança do Estado e foi efetuada após o confronto das amostras de fragmentos de DNA do menino armazenados na Polícia Científica com o DNA de familiares dele.

O processo resolutivo decorre ainda do trabalho do banco genético do Brasil, que integra a Campanha Nacional de Coleta de DNA de Pessoas Vivas Sem Identificação, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O andamento dos procedimentos contou com o apoio do Ministério e da perícia da Polícia Federal.

Com a identificação de Leandro, restam 26 crianças desaparecidas no Paraná. Nos últimos quatro anos, cerca de 900 casos de crianças desaparecidas foram registrados no estado e todos foram solucionados.

Em 2022, em 86 dos 86 casos registrados, as crianças foram localizadas.

Caso Leandro Bossi: desaparecimento da criança

Leandro Bossi desapareceu no município de Guaratuba, no litoral paranaense. Dois meses depois, Evandro Ramos Caetano, que tinha seis anos, também sumiu na cidade. 

Após o recebimento da notícia, a família de Leandro ficou emocionada, conforme a delegada e chefe do Sicride Patrícia Nobre.

"Era uma família que esperava uma resposta do estado [...] em um primeiro momento ficaram agradecidos por terem uma resposta mesmo 30 anos depois", disse em coletiva de imprensa.

João Bossi, pai de Leandro, no entanto, veio a falecer em 2021, aos 67 anos, antes de receber a notícia. Ele deixou mulher, cinco filhos e netos. Conforme sua enteada, nunca deixou de procurar seu filho desaparecido.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

leandro bossi ossada desaparecido caso evandro parana

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar