Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Sobe para 44 o número de mortes no Grande Recife; desabrigados e desalojados são mais de 1,3 mil

Balanço divulgado pelo ministro do Desenvolvimento Regional neste domingo soma 10 mortes a mais do que o total divulgado no sábado
09:20 | Mai. 29, 2022
Autor Jornal do Commercio
Foto do autor
Jornal do Commercio Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Da última quarta-feira (25) até o meio-dia deste sábado (28), segundo o governo de Pernambuco, foram registrados 44 óbitos no Estado. Em coletiva de imprensa realizada no Recife, neste domingo, 29, o Ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, anunciou o acréscimo de 10 mortes no balanço divulgado pelo governo estadual na noite dessa sábado, 28.

De acordo com o ministro, Pernambuco soma ainda 56 pessoas desaparecidas, 3.957 desabrigados, 25 feridos e 533 desalojados. Ainda segundo Ferreira, o governo federal se colocou à disposição do Recife e do Estado desde ontem (28), por meio de ligações feitas pelo próprio ministro ao governador Paulo Câmara (PSB) e o prefeito João Campos (PSB)

Presidente Bolsonaro anunciou neste domingo, 29, que ira na segunda-feira a Pernambuco. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O total de desalojados, de acordo com o governo de Pernambuco, é de 335. Além disso, são 1.026 pessoas desabrigadas.

Leia Mais - Chuvas intensas no Recife: há risco de algo parecido com a cheia de 1975? Relembre o que ocorreu

A Região Metropolitana do Recife, a Zona da Mata e o Agreste de Pernambuco registraram, das 6h da sexta-feira (27) até as 6h do sábado (28), precipitações acima de 100 milímetros. As cidades de Itapissuma e Itaquitinga tiveram mais chuva nesse período do que o total previsto para todo o mês de maio. Já Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Igarassu e Abreu e Lima registraram precipitações acima de 200 milímetros, ao longo de 24 horas.

O governador Paulo Câmara sobrevoou, no fim da tarde deste sábado (28), as áreas mais atingidas pelas chuvas na Região Metropolitana do Recife. Ele conferiu a extensão dos estragos e os trabalhos de mais de 1,2 mil profissionais do Corpo de Bombeiros, Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), Polícia Militar e Assistência Social que estão mobilizados no atendimento às vítimas. Três helicópteros da Secretaria de Defesa Social, além de embarcações e veículos pesados participaram dos salvamentos.

"Sobrevoamos as cidades da Região Metropolitana, inclusive Jardim Monte Verde. Temos várias ocorrências em diferentes locais ao mesmo tempo, e nossas equipes estão todas empenhadas. Já chamamos todo mundo que estava de folga para o serviço, e o nosso efetivo está nas ruas. Vamos procurar intensificar isso com essas ajudas que estamos solicitando, desde as nomeações dos novos bombeiros, como também Forças Armadas e profissionais dos Estados vizinhos", frisou Paulo Câmara.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou o alerta de chuvas por mais 24 horas. A orientação é que a população que mora em áreas de risco busque locais seguros para passar a noite, entrando em contato com os serviços de Defesa Civil dos municípios.

 

Como ajudar

 

 

Prefeitura do Recife


O projeto vem arrecadando colchões, cestas básicas e cobertores. Para doar, envie por meio de pix para os números: Chave= (81) 9879.12705 e (81) 3355.9412.

Arquidiocese


A Arquidiocese de Olinda e Recife estão arrecadando doações de alimentos não perecíveis, material de limpeza, produtos de higiene, colchões e lençóis. As doações podem ser feitas através de PIX ou depósito em conta: Chave= 29420681000129 (CNPJ) ou Banco do Brasil - Agência: 5740-1 - Conta Corrente: 60.691-0.

Mãos Solidárias Pernambuco


O grupo está recebendo ajudas financeiros por meio de Pix: Chave= 09.423.270.0001.80 (CNPJ)

Ajude PE


O núcleo está arrecadando dinheiro para a compra de alimentos e agasalhos, para doar via pix: Chave= [email protected]

 

 

Atualizada às 12h11

 

Do Jornal do Commercio para a Rede Nordeste

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar