Participamos do

Barragem de rejeitos de minério transborda em Nova Lima (MG)

Segundo o Corpo de Bombeiros do estado, não houve rompimento de barragem e que o incidete não deixou vítimas fatais; veja vídeo
13:28 | Jan. 08, 2022
Autor Carolina Parente
Foto do autor
Carolina Parente Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma barragem de rejeitos de minério de ferro da Vallourec transbordou na manhã deste sábado, 8, na cidade de Nova Lima, em Minas Gerais. A Defesa Civil do município informou que o incidente foi causado por um problema no sistema de drenagem da barragem. Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais uma pessoa ficou ferida, mas não houve vítimas fatais.

Em vídeos gravados por moradores locais é possível ver a lama de rejeitos chegando à pista da BR-040, o que tem causado engarrafamento de 2km em ambos sentidos da rodovia, sem previsão de liberação. A concessionária Via 040, responsável pela manutenção da estrada, informou que há “interdição total da rodovia por material carreado de mineradora pelo excesso de chuvas”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conforme investigações, o porta-voz dos Bombeiros de Minas Gerais, Pedro Aihara, afirmou que não houve rompimento da barragem, que somente uma estrutura de contenção da água transbordou devido às fortes chuvas.

De acordo com o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE), a região da capital mineira deve acumular entre 60mm e 80mm de chuva, o que pode causar enxurradas, alagamentos, enchentes e deslizamentos.

A barragem é de responsabilidade do grupo Vallourec. Em nota, a Vallourec informou que “houve transbordamento de um dique localizado na Mina de Pau Branco, em Nova Lima”. Segundo a empresa, não se trata de rompimento de barragem. “Equipes estão atuando no local e, em breve, mais informações serão repassadas”, complementa o comunicado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags