Ensino remoto dificultou preparação, diz estudante ao chegar para Enem

Primeiro dia do Enem 2021 ocorre neste domingo, 21

As amigas e colegas de turma, Geovanna Rodrigues, 18 anos, e Fernanda de Paula, com a mesma idade, chegaram cedo à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), um dos locais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais movimentados da capital fluminense.

"Chegamos cedo para prevenir, com medo de atrasar. É melhor esperar aqui do que em casa" disse Fernanda, que considera estar fazendo a prova como um teste, mas pretende cursar psicologia se conseguir uma vaga no ano que vem.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Geovanna conta que a pandemia dificultou sua preparação para o Enem, porque diz acreditar que o ensino remoto teve muitos trabalhos e pouco aprendizado. 

"Tentei fazer cursinho, e não consegui equilibrar com a escola", lamenta ela, que está em dúvida entre os cursos de medicina veterinária e letras.

Estudante de um colégio particular tradicional do Rio de Janeiro, José Carlos Pereira Junior, 16 anos, também acha que o ensino remoto atrapalhou sua formação e fez com que aprendesse menos. Por outro lado, ele lembra que a escola contava com conteúdo específico para o Enem. "Na minha escola, a gente já tem preparações para a prova, como aula de redação e como manusear o tempo, então essa questão vai ser mais tranquila. Mas em relação ao conteúdo, que é bem abrangente, vai ser mais complicado", diz ele, que quer entrar no nível superior na área de tecnologia. 

Nathan Habib, de 17 anos, chegou à prova sem se decidir entre cursar turismo ou jornalismo. Ele conta que chegou a fazer o Enem anteriormente para se preparar, e afirma que a prova requer também um preparo psicológico. "É uma prova longa, com muita conta e texto. Eu fiz e terminei antes do horário previsto, mas cansa. É uma maratona", afirma ele, que também relata problemas com o ensino remoto. 

"Todo mundo achou que seria bom estudar de casa, mas não foi bem assim. Muitas vezes, as aulas travavam, a internet ficava ruim".

Quem estava na terceira tentativa era a pensionista Maria do Socorro de Carvalho, que nasceu no Ceará, se mudou para o Rio e quer cursar administração para realizar um sonho antigo.

"Não é tanto para procurar um emprego", diz ela, que costuma ouvir questionamentos do porquê quer estudar. "Graças a Deus que não preciso mais trabalhar. Mas eu vou realizar um sonho de ter conhecimento, e quando uma pessoa me pedir uma ajuda eu vou poder ajudar". 

Bem humorada, a única resposta que dona Maria do Socorro não quis revelar foi sua idade. "Não é tão interessante a idade. O importante é a força de vontade".

Um grupo de jovens também foi à porta da Uerj com um cartaz em protesto em defesa do Enem e da educação. "Pelo direito de estudar. Contra a censura e o desmonte do Enem", dizia o texto, assinado pelo coletivo Juntos. 

Agenda_Enem_2021

Agenda_Enem_2021, por Arte/Agência Brasil

 

Acompanhe a cobertura da Agência Brasil sobre o Enem 2021:

Enem 2021

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Educação Enem enem 2021 Rio de Janeiro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar