Participamos do

Abraji e Embaixada dos EUA promovem curso para incentivar o uso de podcasts; saiba como se inscrever

O curso é gratuito e é destinado a pessoas das regiões Norte e Nordeste do País
09:02 | Out. 11, 2021
Autor Euziane Bastos
Foto do autor
Euziane Bastos Estagiária
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o podcast "As Amazonas", oferecem o curso gratuito “Podcast: seu conteúdo para o mundo” para turmas do Norte e Nordeste do Brasil. As inscrições iniciaram no dia 6 e vão até o dia 24 de outubro.


O curso será ministrado pelas jornalistas Aruana Brianezi, Daniela Assayag e Liege Albuquerque, que desde julho deste ano apresentam semanalmente o podcast "As Amazonas". As aulas serão transmitidas a partir de Manaus e acontecem no próximo mês (novembro) com duas turmas de 30 alunos cada.

LEIA MAIS| Desigualdade cai na Grande Fortaleza, mas renda média atinge pior nível em quase dez anos

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


O propósito do curso, que ocorrerá em quatro sábados, é treinar pessoas interessadas em contar histórias e notícias em um formato democrático e acessível, com a ajuda de uma ferramenta relativamente nova: o podcast. Com isso, as professoras almejam diminuir os desertos de notíciasDesertos de notícias são lugares, em geral municípios, onde não existem veículos locais de imprensa independente, seja ele “jornal, site, blog ou emissora de rádio ou TV”. Esse fenômeno não é exclusivo do Brasil, ganhando visibilidade principalmente a partir de estudos realizados por universidades americanas sobre as mudanças no mercado jornalístico por lá. (Fonte: Politize!)  existentes no Brasil.


“Vamos dar prioridade a municípios onde não há veículos de imprensa, para buscar orientar na criação de um espaço de difusão de novas vozes, democratizando esses espaços de comunicação”, explica Aruana Brianezi.

LEIA MAIS| Eventos-teste serão termômetro para decisão sobre Réveillon no Ceará


Para Liege Albuquerque, é necessário haver um equilíbrio em vozes regionais, abrindo-se espaço democrático que o podcast cria para a difusão de fatos, casos e opiniões de todos os lugares com o mínimo de estrutura possível: um smartphone, um bom script e uma voz disposta a contar histórias.


Além das professoras titulares, o curso terá participação de especialistas em voz, equipamentos de produção e outros podcasters do Brasil e dos EUA. As aulas serão on-line em formato síncrono (ao vivo), em plataforma que permite interação entre alunos e professoras.


“Produzimos um curso bem redondinho, usando toda nossa experiência em apuração, checagem, uso da voz, construção de roteiro e script para dar munição a quem quiser contar sua história, de sua comunidade, como notícia ou como memória”, afirma Daniela Assayag.

LEIA MAIS| O primeiro Dia das Crianças após isolamento rígido


Os programas produzidos pelos alunos do curso serão ancorados em um site indexador de podcasts chamado Vozes da Amazônia, que terá uma aba para a região Nordeste. O endereço vai reunir, também, links de podcasts independentes das duas regiões, funcionando como uma espécie de catálogo das produções locais.


Ao final do curso, a Embaixada dos EUA vai doar quatro smartphones para os quatro melhores alunos, dois de cada região.

 

Serviço

Para se inscrever no curso “Podcast: seu conteúdo para o mundo”, clique aqui.

O formulário estará disponível do dia 6 ao dia 24 de outubro.

Para a seleção, as professoras irão seguir a seguinte tabela de prioridades:

3 pontos – profissionais com mais de 5 anos de atuação
3 pontos – profissionais em cidades do interior com acesso à internet
3 pontos – profissionais com formação acadêmica ou técnica
2 pontos – profissionais com 2 a 5 anos de atuação
2 pontos – profissionais nas capitais de Estado
1 ponto – estagiários e estudantes

O curso terá 16 horas de duração para cada região, aos sábados pela manhã e à tarde, em novembro, além de mentoria individual para cada um dos participantes com as instrutoras ao longo do mês.

 

As Amazonas

 

"As Amazonas" é um podcast semanal que funciona no formato bate-papo entre as três apresentadoras: Aruana Brianezi, Daniela Assayag e Liege Albuquerque. Pretende trazer discussões sobre assuntos atuais, de interesse geral, da Amazônia (sede do podcast) e do mundo.

Ouça o podcast "As Amazonas":

Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags