Marvel demite ilustrador brasileiro após repercussão de artes consideradas ofensivas

Ilustração de 2017 mostra figura semelhante a Jair Bolsonaro como herói, esmagando políticos adversários. Joe Bennett era um dos responsáveis pelo HQ "O Imortal Hulk"

O quadrinista e ilustrador brasileiro Joe Bennet, conhecido pela HQ "O Imortal Hulk", foi desligado da Marvel Comics. A informação foi confirmada para o portal Newsarama, especializado em quadrinhos, por um porta-voz da editora. A Marvel não deu detalhes sobre a demissão, mas o comunicado ocorreu após o roteirista Al Ewing, seu antigo parceiro de trabalho, repudiar publicamente uma ilustração pró-Bolsonaro assinada por Joe em 2017.

O desenho voltou a ganhar repercussão nas redes sociais e mostra um personagem semelhante ao presidente na figura de herói, enquanto outros políticos brasileiros são retratados como ratos e esmagados. O brasileiro compartilhou a arte em seu perfil no Facebook na época das eleições presidenciais. “Força meu Capitão, o Brasil precisa de ti”, escreveu na publicação, que depois foi apagada.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
— Tom Shapira (@tomshaps) September 2, 2021

Ewing criticou a ilustração em seu perfil no Twitter. “Tem uma imagem feita por Joe Bennett em 2017 circulando. Não vou compartilhá-la, mas a vi e é repreensível”, escreveu. “Imagino que esses sejam oponentes políticos de algum tipo, mas, mesmo que não sejam, o significado é claro. Seres humanos parecidos com vermes sendo exterminados. Mesmo que tenha sido deletada, o fato de ter sido desenhada, assinada e orgulhosamente exposta por Joe fala alto”, acrescenta.

O roteirista também mencionou que esta não é a primeira polêmica relacionada a Bennett e afirmou que “O Imortal Hulk acabou”. Ainda em fevereiro deste ano, o ilustrador brasileiro adicionou desenhos acusados de antissemitismo em uma edição de HQ. O desenhista também riu de comentário transfóbico de um fã em uma arte da Mulher-Hulk.

Joe Bennett estava envolvido na revista one-shot "Timeless", que será lançada em dezembro, para a qual havia sido anunciado no time de ilustradores. A Marvel, entretanto, revelou que ele está fora da iniciativa e garante que não vai trabalhar com ele “em nenhum projeto futuro”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

marvel comics quadrinhos marvel joe bennett

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar