Conheça Maria Augusta Generoso Estrela, a primeira brasileira a se formar em medicina

A jovem contou com ajuda de Dom Pedro II para realizar o sonho de ser médica

A nova novela da Rede Globo, "Nos Tempos do Imperador", conta a trajetória de Dom Pedro II à frente da corte brasileira. A trama também traz a história de Pilar, interpretada pela atriz Gabriela Medvedovski, uma jovem que sonha cursar medicina no ano de 1856, mas é impedida de ingressar na faculdade por ser mulher. No enrendo da obra, que foi inspirado em Maria Augusta Generoso Estrela, a primeira mulher brasileira a se formar em medicina, Pilar que tem como pai o coronel Eudoro, interpretado pelo ator José Dumont. 


Maria Augusta nasceu em 1860, no Rio de Janeiro. Ainda muito cedo, a jovem começou a se interessar pela medicina. Um ato heroico na sua pré-adolescência, deixou claro qual futuro seria o dela. Aos 13 anos, quando voltava de uma temporada de estudos em Portugal, o navio que a trazia de volta para seu país se envolveu em um acidente com outra embarcação. A jovem, ainda sem nenhuma experiência, ajudou a salvar alguns passageiros e membros da tripulação após o ocorrido. Como um ato heroico, o nome de Maria Augusta foi parar nos ouvidos de Dom Pedro II e das demais autoridades brasileiras da época.

Em 1874, enquanto folheava uma revista americana, a jovem de 14 anos descobriu que uma mulher havia concluído um curso de medicina em Nova York, nos Estados Unidos. A ideia então se fixou em sua mente, e nunca mais saiu. Em 1976, com 16 anos, e com o apoio de seu pai, Albino Augusto Generoso Estrela, a jovem decidiu estudar no New York Medical College and Hospital for Women, nos Estados Unidos, já que no Brasil, as mulheres, na época, não tinham permissão para cursar medicina.

Mesmo com dois anos a menos do que a idade necessária para entrar no curso, Maria Augusta conseguiu ser aprovada pelos membros da congregação, após escrever uma dissertação sobre o que a motivava a cursar medicina. Ao longo do curso, seu pai, que representava o Brasil na Companhia Bristol, entrou em falência, fazendo a mulher achar que seria o fim da sua carreira.

No entanto, para sua surpresa, Dom Pedro II, que já havia ouvido falar do seu feito heroico, decidiu investir no futuro da brasileira. Por meio de um decreto, o monarca ordenou que a jovem recebesse uma bolsa de estudos. Com essa ajuda, Maria Augusta conseguiu se formar em medicina em 1879, se tornando assim, a primeira médica brasileira.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Maria Augusta exerceu sua profissão por muitos anos, mesmo após casar
Maria Augusta exerceu sua profissão por muitos anos, mesmo após casar (Foto: (Foto: Reprodução))


No entanto, outros obstáculos ainda estavam por vir. Como havia se formado muito jovem, a faculdade não podia lhe entregar o diploma. Pensando nisso, a mulher decidiu estagiar em hospitais de Nova York, e durante esse período, se especializar ainda mais na área.

Segundo relatou a biógrafa Yvonne Capuano, para a Federação Médica Brasileira (FMB), Maria Augusta submeteu-se aos exames na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro para validar seu diploma, conforme foi determinado pela Reforma de 1832. Não foi problema para a jovem, já que ela havia estudado e estagiado o suficiente para não temer uma banca examinadora.

No mesmo ano, em 1879, Dom Pedro II foi responsável pela abertura da primeira instituição de ensino superior para mulheres. Maria Augusta, a provável inspiração para o imperador tomar a decisão, exerceu sua profissão por muitos anos, mesmo após casar. Segundo a revista eletrônica 'Aventuras na História', a mulher costumava atender especialmente crianças e mulheres, além de atender gratuitamente aqueles que não tinham condições de pagar uma consulta.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

brasil médica mulher dom pedro II medicina brasil imperial

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar