Novo ataque de tubarão é registrado no Grande Recife

Segundo o Corpo de Bombeiros de Pernambuco, o homem de 32 anos sofreu lesões na parte posterior da coxa esquerda e glúteos, e estava em águas rasas. Há duas semanas outro homem morreu sofrer ataque de tubarão no mesmo local

Um homem de 32 anos foi vítima de mais um ataque de tubarão na região da Igrejinha de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, às 12h20min deste domingo, 25. Após ter ido para o Hospital da Aeronáutica, na mesma cidade, ele foi conduzido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até o Hospital da Restauração, no Centro do Recife. O estado de saúde dele é estável.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Pernambuco, a vítima sofreu lesões na parte posterior da coxa esquerda e glúteos, e estava em águas rasas. Os guarda-vidas realizaram a contenção da hemorragia, com o apoio da equipe de moto-resgate.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O incidente acontece exatamente duas semanas após o auxiliar de serviços gerais Marcelo Costa Santos, 51 anos, ter morrido depois de ser mordido pelo animal no mesmo ponto da Praia de Piedade. O tubarão chegou a amputar a mão direita da vítima e a causar um ferimento profundo em sua coxa direita. Ao chegar no hospital, a vítima teria sofrido uma parada cardiorrespiratória e falecido

Quando o caso deste domingo for confirmado, o Estado passará a ter 68 registros de ataques ou incidentes com tubarão em seu litoral registrados pelo Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) desde 1992.

O local campeão neste tipo de evento é a praia em frente à Igrejinha de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, com 14 ataques de tubarão, incluindo o desta tarde.

Segundo a especialista em tubarões, oceanóloga e professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Rosângela Lessa, existe uma "situação favorável" que explica a recorrência de ataques na região. "Ali há uma abertura nos arrecifes que faz com que as águas do raso e das áreas mais fundas se relacionem. Então, se o tubarão tiver por ali, vai ter acesso às áreas mais rasas". 

No último dia 20 de julho, o JC noticiou que o professor Jonas Rodrigues, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), um dos principais pesquisadores sobre incidentes com tubarão no Estado, encaminhou um laudo técnico ao Cemit recomendando que trechos das praias do Grande Recife sejam fechados temporariamente, por tempo indeterminado, por causa do risco de novos ataques com tubarões.

Do Jornal do Commercio, via Rede Nordeste

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ataque de tubarão recife litoral brasileiro litoral do nordeste litoral de pernambuco tubarão pernambuco morte tubarão recife

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar