Bota Pó: "Quero passar para as pessoas que elas são lindas de qualquer forma"

Adolescente gay do interior do Maranhão, Alex Brito, conhecido como Bota Pó, se tornou figura representativa nas últimas semanas, após conquistar um público arraigado com seus ensinamentos sobre maquiagem, comportamento, moda e vida

Conhecido por acolher o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o mês de junho foi marcado por uma bandeira colorida e publicações valorosas nas redes sociais de integrantes dessa população. Para o jovem Alex Brito, de 16 anos, não foi diferente. Ele tem muito do que se orgulhar. Além de ser um adolescente gay do interior do Maranhão, ele se tornou figura representativa nas últimas semanas, após conquistar um público arraigado com seus ensinamentos humorosos sobre maquiagem, comportamento, moda e vida.

Gerenciado pela mãe Dalva Nascimento, o perfil de Alex no Instagram registrava 332 mil seguidores até a publicação desta entrevista. Foi por meio do mundo digital que ele conseguiu o apelido de Bota Pó, ou "botinha", devido ao seu gosto pelo uso do pó de maquiagem. A irreverência e segurança de si encantaram pessoas de dentro e fora da população LGBTQIA+. A trajetória enquanto um jovem gay afeminado tem sido atenuada pelo apoio dos familiares de Alex.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

>> Rebelião de Stonewall, um marco importante do movimento LGBT 

O POVO – Alex, como e quando começou seu percurso nas redes sociais?

Alex Brito – Eu sempre amei esse mundo, desde novinho. Amava assistir tutoriais de maquiagem e reproduzir. Comecei fazendo looks inspirados nas princesas da Disney, o que explodiu aqui na minha cidade, Bacabal, no Maranhão. As coisas foram acontecendo naturalmente. Desde então, passei a compartilhar a minha vida com os novos seguidores que chegaram.

O POVO – Como você avalia essa trajetória? 

Alex Brito – Me sinto muito grato, feliz e honrado. Tem momentos que fico sem acreditar ainda que tudo isso está acontecendo comigo, é meio louco... Espero conseguir conquistar muitas coisas, tenho muitos sonhos.

O POVO – Você tem uma proximidade com seus familiares, principalmente sua mãe, Dalva. Para você, qual a importância desse apoio familiar?

Alex Brito – Importância máxima! Tudo o que eu faço é pensando no melhor para minha família, e eu amo saber que posso contar com esse apoio, me sentir acolhido pelas pessoas que mais amo.

O POVO – Seu senso de moda é perceptível e é uma das coisas que têm atraído público. Quem você considera ícones da moda, nomes em quem você se inspira?

Alex Brito – Eu sempre fui muito fã da moda, e tenho como inspiração vários ícones como Laura Brito, Hariany Almeida e outras.

>> SPFW51: Marcas revelam cultura, ancestralidade e identidade

O POVO – Você tem apenas 16 anos e está gradualmente conquistando seu espaço nesse mundo vasto que são as redes sociais. Quais são suas expectativas para o futuro? Você pensa em caminhos alternativos para sua carreia, para além das redes?

Alex Brito – Estou finalizando meus estudos, e penso em dar continuidade de alguma forma. E, considerando todas as possibilidades que têm surgido com a Internet, tenho vários outros planos também... No momento, um dos meus maiores sonhos é ter uma casa própria para mim e para a minha família. E também quero ter uma marca de maquiagem. Se Deus quiser, realizarei eles.

O POVO – Recentemente, você tem gravado stories com pouca ou nenhuma maquiagem e isso remete a discussões sobre mostrar nas redes um pouco mais de naturalidade. O que você acha desse tema?

Alex Brito – Sim, antigamente me maquiava com mais frequência, mas hoje em dia não uso mais tanta make. Quero passar para as pessoas que elas são lindas de qualquer forma: com make ou sem make.

O POVO – Também é perceptível que você sempre está feliz e cativante nos stories. Mas é fato que nem todos os dias são assim. Como é para você lidar com seus sentimentos individuais em um contexto de divulgação constante da sua vida a outras pessoas?

Alex Brito – Sim, sempre estou mostrando minha felicidade para as pessoas, mas também não escondo quando estou triste. Acho que temos que ser transparentes e verdadeiros.

>> Não é o LGBT que se afasta dos estádios, é o ambiente homofóbico que o afasta

O POVO – Você se encontrou recentemente com a influenciadora digital maranhense Thaynara OG. Foi um prato cheio para quem gosta das duas. Como foi essa reunião? Ela te deu algum conselho, de influencer para influencer?

Alex Brito – Esse encontro foi muito importante pra mim, recebi vários conselhos e também aprendi muita coisa. Sem falar que foi o encontro que o Maranhão esperava!

O POVO – Quais outras celebridades você gostaria de conhecer? Você e Pabllo Vittar já trocaram experiências. Como tem sido isso?

Alex Brito – Sim, tenho muita vontade de conhecer a Pabllo Vittar que é uma inspiração para mim. Ela, juntamente com outros, me fazem a cada dia acreditar que tudo é possível.

O POVO – Você se vê como uma referência às pessoas? Afinal, você é um jovem com práticas que seriam consideradas femininaspela sociedade e está nas mídias sociais, mostrando seu carisma e talento. Como é essa questão da representatividade para você?

Alex Brito – É tudo muito novo para mim, então ainda estou naquele processo de assimilar essa questão de ser uma referência, até porque é tudo natural, é o meu dia a dia, a minha vida. Só percebo isso porque recebo muitas mensagens diariamente dizendo. Isso é muito gratificante, me transmite uma força muito grande, me dá confiança em seguir o meu caminho.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

bota pó alex brito jovem gay alex brito jovem gay bota pó influencer bota pó dois dedos prosa entrevista bota pó população LGBTQIA+

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar