LGBTQIA+: entenda a luta e o significado do termo

Saiba o que representa cada letra da sigla LGBTQIA+ e entenda a luta do movimento. Leia o nosso artigo aqui!

 

A sigla LGBTQIA+ já passou por várias mudanças e é o resultado do movimento que ganhou espaço ao longo dos anos, se destacando por causa da sua importância.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ela mostra a representação de cada uma das pessoas que integram as letras do movimento e vivem experiências e lutas diárias.

Por isso, os movimentos sociais que se preocupam em proporcionar mais inclusão para as pessoas que fazem parte da comunidade LTBTQIA+ estão crescendo.

Com isso, é importante entender como surgiu o movimento, o que significa cada uma das letras da sigla LGBTQIA+, além de conceitos sobre identidade de gênero e orientação sexual.

"Identidade de gênero é sobre ser. É o gênero que a pessoa se identifica, como o nome já diz. Dentro da questão de gênero", explica Yara Canta, artista e coordenadora geral da Associação de Travestis e Mulheres Transexuais do Ceará (Atrac). Ou seja, é a forma como cada pessoa sente que ela é em relação ao gênero masculino e feminino.

Já a orientação sexual, é a inclinação involuntária de cada pessoa em sentir atração sexual, afetiva e emocional por pessoas de gênero diferente, de mais de um gênero ou do mesmo gênero.

Assim, tanto a identidade de gênero como a orientação sexual caracterizam os grupos que fazem parte do movimento LGBTQIA+.

Acesse o nosso site e leia notícias sobre LGBTQIA+, cultura, jornalismo e história!

O que é o movimento LGBTQIA+?

Movimento civil e social, LGBTQIA+ defende a diversidade, além de buscar mais representatividade e direitos para todos que integram cada uma dessas letras.

Além disso, também demonstra a luta por mais igualdade e respeito, deixando o preconceito de lado.

O movimento homossexual brasileiro surgiu na década de 1970. Posteriormente, em 1980 e 1990 no Brasil, empregou-se a sigla GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes).

Já nos Estados Unidos, a sigla mudou com rapidez e começou a utilizar, em 1988, a sigla LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), que antes era GLBT. Isso deu mais visibilidade às mulheres lésbicas.

Foi só em 2008 que o termo começou a ser utilizado no Brasil. Com isso, outras identidades de gêneros e orientações sexuais passaram a fazer parte do movimento ao longo dos anos e a sigla tornou-se LGBTQIA+.

Quais as letras do LGBTQIA+?

A sigla LGBTQIA+ já passou por diversas mudanças e abriu mais espaço para a discussão em torno da representatividade e de outras orientações sexuais.

O Manual de Comunicação LGBTI+, elaborado pela Aliança Nacional LGBTI+ relacionou os significados de cada letra da sigla LGBTQIA+.

Confira a seguir o que significa cada uma delas:

L - Lésbicas

Lésbica é uma orientação sexual que diz respeito as mulheres que sentem atração sexual e afetiva por outras mulheres.

Além disso, não é necessário ter experiências sexuais com outras mulheres para se identificar como lésbicas.

G - Gays

A orientação sexual Gay se refere aos homens que se sentem atraídos por outros homens.

Vale ressaltar que a palavra gay vem do inglês que, antigamente, significava alegre. Mas, em 1930, o termo passou a ser homossexual e se estabeleceu nos anos de 1960 como termo preferido por homossexuais.

B - Bissexuais

A Bissexualidade também é uma orientação sexual, no qual os bissexuais são as pessoas que se relacionam afetiva e sexualmente com os dois gêneros. São também conhecidos com o termo “Bi”.

T - Transgênero

São identidade de gênero que remete à pessoa que possui uma diferente do seu sexo de nascimento.

As pessoas transgênero podem ser homens ou mulheres e são conhecidas como homem trans e mulher trans.

Eles procuram se adequar ao sexo oposto que é a sua identidade de gênero. Para isso, algumas fazem intervenções médicas, com terapia hormonal e cirurgia de redesignação sexual.

Os termos travestis e transexuais estão dentro da terminologia transgênero e, por isso, representam pessoas que não estão em conformidade com o gênero imposto no nascimento.

Ou seja, a travesti era aquela pessoa que recebeu por imposição o gênero masculino e se reconhecia como mulher, mas sem alterar os órgãos genitais.

Já uma pessoa transexual, seria aquela que passava por cirurgias e/ou tratamento hormonal como parte do processo de transição de gênero. Este pensamento atualmente é visto como ultrapassado por representantes do movimento.

Portanto, o termo "transexual" tem entrado em desuso, por muitas vezes ligar o processo de transição de gênero somente a tratamentos hormonais ou alterações cirúrgicas. Para designar o grupo de pessoas que não se identifica com o gênero imposto ao nascimento, deve-se usar "transgênero" ou "pessoa trans".
O termo "travesti", por sua vez, constitui uma identidade de gênero própria, que está no espectro das feminilidades e é entendido como parte da cultura local.

Q - Queer

Queer é um termo em inglês para quem não se identifica totalmente como homem ou mulher e não é exclusivamente heterossexual.

Ou seja, se identifica com um terceiro gênero, o fluído ou andrógino, como é popularmente conhecido.

Para elas, os termos lésbica, gay, e bissexual são como rótulos que restringem a vivência da sexualidade.

I - Intersexo

O Intersexo ou intersexualidade descreve as pessoas que podem nascer com genitais correspondentes a um sexo. Entretanto, tem o sistema reprodutivo e os hormônios do sexo oposto.

Antigamente, essas pessoas eram conhecidas como hermafroditas, mas o termo não é aceito para essa classificação.

A - Assexual

O Assexual classifica as pessoas que não sentem atração sexual por nenhum sexo, apenas afetivamente. Assim, ainda podem ter relações amorosas.

Mais (+)

O + significa as demais orientações sexuais e identidades de gênero para que todas as pessoas possam se sentir representadas.

Ou seja, o símbolo de soma é para que todos compreendam que a diversidade de gênero e sexualidade é fluida e pode mudar a qualquer momento.

Além de explicar o significado de cada letra da sigla LGBTQIA+, no Manual de Comunicação LGBTI+, é possível encontrar mais tipos de orientações sexuais, expressões artísticas e identidade de gênero, como:

  • Pansexualidade: orientação sexual em que as pessoas desenvolvem atração física, amor e desejo sexual por outras pessoas, sejam homens ou mulheres.
  • Assexual: não sente nenhuma atração sexual por qualquer gênero e nem desenvolve relacionamentos amorosos e afetivos por outras pessoas.
  • Drag Queen e Drag King: expressões artísticas que podem ser performadas por homens ou mulheres.
  • Aliado: pessoas que, independentemente da orientação sexual ou identidade de gênero, promovem os direitos e a inclusão LGBTQIA+.

Importância do debate

Para além de entender o significado dos termos, é necessário compreender a importância de promover debates a respeito deles. Isso porque pessoas trans e travestis lutam há pelo menos quatro décadas por direitos simples, como o de serem reconhecidos pelos gêneros ao qual pertencem. O preconceito, no entanto, tem sido uma arma letal contra essa luta.

O Brasil, por exemplo, foi classificado como o país que mais matou e cometeu violências contra pessoas trans no mundo durante 2019, segundo dados levantados pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).

Já durante 2020, o número de assassinatos contra esses grupos tiveram um aumento de 29% no país. Foram 175 assassinatos, média de um realizado a cada 48 horas.

"É necessário que todas as pessoas trans possam estar inseridas no mercado de trabalho e para isso acontecer nós precisamos conseguir minimamente finalizar nossos estudos, pois uma grande parte das pessoas trans não conseguem concluir nem o ensino fundamental ou médio devido a transfobia", defende Yara.

"Muitas de nós são expulsas de suas casas muito cedo por conta da transfobia dos seus familiares. Então, ainda temos muito o que lutar e precisamos não apenas sermos ouvidas, mas também precisamos ter as nossas necessidades atendidas, pois estamos falando de questões que são básicas, que é o direito à cidadania", destaca por último a representante.

Qual a importância do uso da sigla LGBTQIA+?

O uso da sigla LGBTQIA+, mesmo que para algumas pessoas possam ser somente letras, tem o objetivo de fazer com que mais pessoas se sintam representadas pelo movimento.

Por isso, cada letra representa um grupo de pessoas na comunidade que vivem uma luta diária contra a violência e o preconceito, simplesmente pelo fato de não se adequarem aos padrões da sociedade ou o que ela acha que é o normal.

Além disso, a sigla carrega todas as possíveis manifestações de sexualidade, mostrando como é importante que todos que a integram tenham o seu espaço na sociedade.

Portanto, é importante mostrar que não existe um padrão, pois cada pessoa tem a sua própria identidade de gênero e orientação sexual e todos têm direito de serem respeitados.

Acesse o nosso site e leia notícias sobre LGBTQIA+, cultura, jornalismo e história!

Conclusão

Conhecer os termos do movimento LGBTQIA+ contribui para diminuir preconceitos e estigmas, buscando a igualdade social. Isso pode ser feito por meio da conscientização das pessoas contra a homofobia, transfobia e lesbofobia, entre outros.

Além disso, colabora para um melhor entendimento de termos que são recorrentes entre a população, mas que podem não ser usuais no dia a dia das pessoas.

Portanto, contribui também para um mundo mais inclusivo e atento às realidades, pois a representatividade das pessoas LGBTQIA+ estão presentes nos mais diversos setores da sociedade.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

orgulho lgbtqia+ comunidade lgbtqia+ travesti transexual Transgênero LGBTQIA+ diferença travesti transexual transgênero

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar