MDR vistoria obras de manutenção no Eixo Norte do Projeto São Francisco

Os serviços de manutenção consistem em realizar a troca de válvulas e correção no revestimento de canais. Serviços devem ser finalizados em meados de julho

Desde o fim de maio, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) realiza vistorias nas obras de manutenção no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Os serviços são devido à paralisação programada do bombeamento para a execução de serviços de manutenção no Trecho 1, que se localiza entre a captação, no município de Cabrobó, em Pernambuco, e a Barragem Jati, no Ceará. A finalização das obras de manutenção está prevista para meados de julho.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Sérgio Costa, secretário Nacional de Segurança Hídrica do MDR, esteve na localidade, acompanhado por técnicos da pasta. Ele sobrevoou parte do trecho e verificou as intervenções que estão sendo realizadas no empreendimento. "Saímos de lá muito contentes porque verificamos que o cronograma está sendo cumprido. Isso quer dizer que, na segunda semana de julho, o Eixo Norte volta a operar e a mandar água para que possamos testar as estruturas e levar a água até o Rio Grande do Norte até o final do ano", destacou.

Além da manutenção na Estação de Bombeamento 1, a paralisação programada está possibilitando a troca de válvulas das motobombas das Estações de Bombeamento 2 e 3. O trecho é responsável por levar a água do Velho Chico para Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Ainda, está sendo realizada a manutenção de revestimento nos canais que integram todo o sistema de operação do Trecho 1 do Projeto.

Sobre as obras

O Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco tem 260 quilômetros de extensão, três estações de bombeamento, 15 reservatórios, oito aquedutos e três túneis. Todas as estruturas responsáveis pela passagem de água até o Reservatório Caiçara, na Paraíba, estão concluídas, restando apenas oito quilômetros de canais até o reservatório Engenheiro Ávidos, também na Paraíba, e serviços complementares que não comprometem a pré-operação. O total de execução física do trecho é 98,09%.

Quando todas as obras estiverem concluídas e em funcionamento, a expectativa é que o Eixo Norte garanta segurança hídrica a 6,5 milhões de pessoas em 220 cidades de Pernambuco, do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ministério Desenvolvimento Regiona MDR Projeto São Francisco Eixo Norte São Francisco Segurança Hídrica Pernambuco Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar