16 cidades do Brasil estão em situação de emergência, aponta Defesa Civil Nacional

Os municípios em situação de emergência ficam no Norte, Sul, Nordeste e Sudeste do País, e foram atingidos por desastres naturais

*Atualização 10/06/2021, às 10h

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), reconheceu, nesta quarta-feira, 9, situação de emergência em 16 cidades do Brasil em decorrência de desastres naturais. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS l Marco Legal das Startups é publicado no 'Diário Oficial da União' 
Dia Mundial dos Oceanos é celebrado com ações ambientais no litoral cearense

Após a publicação do reconhecimento Federal, o estado ou o município pode solicitar recursos para o restabelecimento de serviços essenciais e a reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.

A maioria das cidades são do Norte do País, dentre as quais seis registraram inundações, sendo Itacoatiara, Parintins, Tonantins e Urucurituba, no Amazonas, Laranjal do Jari, no Amapá, e Monte Alegre, no Pará. Já a cidade de Pedra Branca do Amapari, no Amapá, é vítima de chuvas intensas.

No Sul, cinco cidades tiveram reconhecimento devido à estiagem, sendo elas Anchieta, Ipumirim, Piratuba e São Domingos, em Santa Catarina, e Sulina, no Paraná. No Nordeste, Pindaí e Catu, na Bahia, e Pedra Branca, no Ceará, também registraram estiagem.

Guaçuí, no Espírito Santo, localizado na região Sudeste, teve emergência reconhecida pela precipitação de granizo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

DESASTRES NATURAIS SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA 16 CIDADES

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar