Quem foi Jaime Lerner, renomado arquiteto ex-governador do Paraná

O POVO conversou com Paulo Chiesa, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para falar sobre a biografia do arquiteto e urbanista, três vezes prefeito de Curitiba e duas vezes governador do Paraná, Jaime Lerner.

Morre aos 83 anos o ex-governador do Paraná, Jaime Lerner. A morte ocorreu nesta quinta-feira, 27, aos 83 anos. Lerner era formado em Arquitetura e Urbanismo, foi três vezes prefeito de Curitiba e por duas vezes governador do Paraná. Além disso, o gestor ficou conhecido internacionalmente pela implementação do sistema integrado de transporte público da capital paranaense na década de 1970.

Jaime Lerner nasceu em 17 de dezembro de 1937, em Curitiba. Foi prefeito da cidade em três mandados, de 1971 a 1974, de 1979 a 1984 e de 1989 a 1993, e governador do Paraná por duas vezes, de 1995 a 1998 e 1999 a 2002.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ele era arquiteto e se formou na primeira turma da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em 1965, teve início uma experiência urbanística no Estado através do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), o qual Jaime foi um dos seus fundadores. 

"Um movimento criativo, produtivo e moderno do desenvolvimento urbano de Curitiba", afirma em conversa com O POVO, o professor Paulo Chiesa, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR. Lerner era motivo de orgulho para a Cidade, afirma o professor: “Sua morte é uma grande perda".

Político, arquiteto e humanizado

 

Como gestor de Curitiba, Lerner ficou internacionalmente conhecido pelo projeto de planejamento urbano e transporte integrado em Curitiba, com o sistema de transporte de BRT. O projeto pioneiro instalou estruturas exclusivas para ônibus e terminais integrados no ano de 1974.

Os sistemas de urbanização e transportes na Cidade foram marcados pela promoção e priorização ao uso de transportes coletivos, buscando reduzir a emissão de CO², bem como a diminuição dos congestionamentos. 

“Antes de governar o Estado, ele foi indicado e eleito prefeito. Na Engenharia de Transporte, o seu legado é a adaptação de um transporte que foi copiado pelo mundo inteiro, incluindo países na América Latina e Europa. O transporte no Município passou a priorizar por uma organização e humanização em seu sistema”, relata Chiesa.

Em 2010, ele foi escolhido pela revista “Time” como um dos 25 pensadores mais inovadores do mundo, e pela revista Planetizen (EUA) como o segundo urbanista mais importante do mundo (depois de Jane Jacobs).

Escritor

 

Lerner teve seis livros publicados. Os conteúdos de seus escritos geralmente tratavam sobre planejamento urbano. Segundo o professor Chiesa, os livros são reflexões feitas ao longo de sua larga experiência de desenvolvimento da Cidade. Ele cita o Acupuntura Urbana para falar sobre as experiências de Jaime com a complexidade das cidades.

"O livro faz uma analogia sobre introduzir uma agulha em um ponto nevrálgico, ou seja, em um espaço para desencadear um movimento de transformação virtuoso no tecido urbano. Em geral, são ideias avançadas em relação a esse desenvolvimento da cidade e aprimoramento dos sistemas de transportes. Por fim, tratam-se de intervenções em escalas humanizadas também".

Adoecimento

 

De acordo com o portal G1, ele estava internado desde o dia 21 de maio no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, em Curitiba, após apresentar um quadro de febre. Sua morte se deu por complicações de doença renal crônica. Lerner já vinha fazendo hemodiálise há algum tempo e, diante disso, foi hospitalizado.

O presidente do IPPUC, Luiz Fernando Jamur, comentou a morte do arquiteto. Em nota, ele diz que Jaime Lerner fez de Curitiba referência, tendo por base a simplicidade, a doação, e sem perder de vistas o planejamento. "Os nossos parques, o nosso transporte e o nosso zoneamento evoluem até hoje sobre uma mesma plataforma porque, com visão de futuro e dentro do possível, Lerner transformou inciativas em planos, projetos e obras para uma cidade melhor aos seus habitantes", comenta.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) também lamentou a morte do ex-chefe estadual do Paraná. "O Brasil perde mais de um seus arquitetos e urbanistas. Hoje morreu o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, autor de grande projetos urbanos e de edificações". 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Jaime Lermer arquiteto curitibana

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar