Trabalhar demais mata 745 mil pessoas por ano no mundo, revela estudo da OMS

O dado é de 2016 e mostra que trabalhadores morreram de derrame e doenças cardíacas relacionadas a longas horas de trabalho

Jornadas de trabalho excessivas estão na rotina de cerca de 745 mil pessoas por ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O dado é de 2016, quando o primeiro estudo do tipo foi realizado, e mostra que trabalhadores morreram de derrame e doenças cardíacas relacionadas a longas horas de trabalho.

Segundo a BBC News Brasil, o relatório revela que as pessoas que vivem no Sudeste Asiático e na região do Pacífico Ocidental são as mais afetadas. O Brasil está na faixa de países que têm até 4% da população exposta a longas jornadas de trabalho (55 horas ou mais por semana).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O dado coloca o País entre os menos afetados por jornadas exaustivas do mundo - nos países onde o problema é mais grave, esse percentual chega a atingir mais de 33% da população. A OMS avalia que a situação pode ser agravada pela pandemia do coronavírus.

Riscos de AVC e doença cardíaca

 

A pesquisa descobriu que trabalhar 55 horas ou mais por semana está associado a um risco 35% maior de  Acidente Vascular Cerebral (AVC) e 17% maior de morrer de doença cardíaca, em comparação com uma semana de 35 a 40 horas de trabalho.

O estudo, realizado em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), também mostrou que quase três quartos dos que morreram em consequência de longas jornadas de trabalho eram homens de meia-idade ou mais velhos.

Frequentemente, as mortes ocorreram muito mais tarde na vida, às vezes décadas depois, do que o período em que foram realizadas as longas horas de trabalho.

"Não vou mais passar o dia todo no Zoom"

 

Recentemente, um post no LinkedIn de Jonathan Frostick, 45, ganhou ampla repercussão. Ele é gerente de regulação no banco britânico HSBC  e havia acabado de se sentar numa tarde de domingo para se preparar para a semana de trabalho à frente. Foi quando sentiu um aperto no peito, uma palpitação na garganta, mandíbula e braço, além de dificuldade para respirar.

"Fui para o quarto para me deitar e chamei a atenção da minha esposa, que ligou para o 999 [equivalente no Reino Unido ao 192 brasileiro, número que deve ser chamado para emergências médicas]", disse ele.

Enquanto se recuperava de um ataque cardíaco, Frostick decidiu mudar sua relação com o trabalho. "Não estou mais passando o dia todo no Zoom", diz ele.

A postagem chegou a centenas de leitores, que compartilharam suas experiências de excesso de trabalho e o impacto disso em sua saúde.

Frostick não culpa seu empregador pelas longas horas de trabalho, mas uma das pessoas que respondeu ao seu post escreveu: "As empresas continuam a levar as pessoas ao limite, sem se preocupar com seu bem-estar pessoal."

O HSBC disse que todos no banco desejam a Frostick uma recuperação plena e rápida. "Reconhecemos a importância da saúde e do bem-estar pessoal e de um bom equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. No último ano, redobramos nossos esforços em saúde e bem-estar", afirmou o banco.

O estudo da OMS não cobre o período da pandemia, mas especialistas da organização afirmam que o recente avanço do trabalho remoto e a desaceleração econômica podem ter aumentado os riscos associados às longas jornadas de trabalho.

"Temos algumas evidências que mostram que, quando os países entram em lockdown nacional, o número de horas trabalhadas aumenta em cerca de 10%", diz o técnico da OMS, Frank Pega.

Segundo o relatório, calcula-se que as longas jornadas sejam responsáveis por cerca de um terço de todas as doenças relacionadas ao trabalho, representando o maior peso entre as doenças ocupacionais.

Trabalho e saúde

 

As longas jornadas de trabalho levam a piores resultados de saúde de duas formas. Primeiro, por meio das respostas fisiológicas diretas ao estresse. E segundo, porque jornadas mais longas resultam em que os trabalhadores se tornem mais propensos a adotar comportamentos prejudiciais à saúde, como uso de tabaco e álcool, menos horas de sono e exercício, e uma dieta pouco saudável.

O número de pessoas trabalhando longas jornadas estava aumentando antes da chegada da pandemia, de  acordo com a OMS, e era de cerca de 9% da população global total.

No Reino Unido, o Instituto Nacional de Estatísticas Britânico (ONS, na sigla em inglês) mostrou que as pessoas que estavam trabalhando em casa durante a pandemia fazem uma média de seis horas extras não remuneradas por semana. As pessoas que não trabalhavam em casa fazem em média 3,6 horas extras semanais, segundo o ONS.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

trabalho excesso mortes estudo trabalho oms jornadas de trabalho avc

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar