Entenda a diferença entre cosméticos veganos, naturais e cruelty free

A campanha Salve Ralph, lançada no Brasil no último dia 16 abril, chamou a atenção dos brasileiros para a conscientização sobre os maus-tratos dos animais em testes realizados, especialmente, na indústria da beleza

No Brasil, as pesquisas na Internet sobre marcas que fazem testes em animais tiveram um aumento de 250% no Brasil, na segunda quinzena de abril deste ano. Os dados são da Google Trends, ferramenta que mostra os termos mais pesquisados no Google. A alta coincide com o lançamento da campanha "Salve Ralph" no País, em 16 de abril último. Produzido por Jeff Vespa, o curta-metragem foi lançado pela Humane Society International e busca conscientizar as pessoas sobre os maus-tratos a animais, especialmente na indústria da beleza.

Além disso, um estudo mostrou que a preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade está mais presente nas ações e escolhas das pessoas, marcas e empresas no Brasil. Segundo a pesquisa realizada pela Toluna, empresa de estudos com consumidores, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), 75% das pessoas mudaram de alguma forma seus hábitos de consumo devido a preocupações com o planeta.

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O estudo também analisou quais atitudes as pessoas acreditam que tornam as marcas mais sustentáveis. Usar embalagens recicláveis foi a mais lembrada, seguida de ações como reciclagem, uso de ingredientes biodegradáveis e de origem sustentável, não realizar testes em animais etc.

Mesmo com essa crescente mudança nos hábitos de consumo, ainda são comuns as dúvidas dos consumidores sobre os termos, características e como identificar produtos naturais, orgânicos, veganos e que não testam em animais.

Entenda os conceitos

Cosméticos naturais e à base de produtos naturais

Cosméticos naturais não possuem aditivos químicos em sua composição. Estes produtos são compostos por 95% de matérias-primas naturais e 5% de substâncias sintéticas liberadas para fabricação de cosméticos naturais, além de não conter substâncias proibidas (amônia, silicone, corantes sintéticos, testadas em animais etc).

Muitos cosméticos são comercializados como naturais por possuírem em sua fórmula produtos de origem natural, porém isso não significa que eles são produtos naturais, mas sim à base de ingredientes naturais. Em sua composição estão matérias-primas proibidas e uma ou algumas permitidas.

Orgânicos

Produtos orgânicos são produzidos a partir de uma agricultura sem pesticidas, baseada em sustentabilidade. Cosméticos deste tipo não podem conter substâncias como derivados de petróleo e devem receber um selo de certificação no seu rótulo.

Os cosméticos orgânicos devem possuir, no mínimo, 95% de matérias-primas certificadas como orgânicas. Os 5% restantes podem ser compostos por água e por outros insumos naturais.

Veganos e cruelty free

O termo cruelty free significa "livre de crueldade" e foi popularizado para sinalizar produtos que não são testados em animais. Esses produtos podem, no entanto, conter ingredientes de origem animal. Então, produtos com selo cruelty free não são necessariamente veganos.

O veganismo é uma filosofia que busca excluir o consumo de produtos gerados a partir de exploração animal. Portanto, um produto vegano além de não ser testado em animais, não possui em sua composição nenhum ingrediente de origem animal (leite, mel, cera de abelha, lanolina, colágeno de origem animal, albumina, carmim etc).

Confira alguns dos selos e certificações que podem ajudar a identificar estes produtos

IBD e Ecocert

O Instituto Biodinâmico (IBD) possui normas próprias para certificação, denominadas Diretrizes para Padrão de Qualidade Orgânico IBD. O selo IBD certifica que o produto é cultivado sem substâncias químicas nem transgênicas, está em conformidade com as leis sanitárias, ambientais e trabalhistas nacionais e que esta garantia se estende aos fornecedores de matéria prima certificados pelo IBD.

A Ecocert Brasil foi uma das primeiras empresas a obter o credenciamento junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como certificadora de produtos orgânicos, conforme a Norma Brasileira de Orgânicos. Quando um produto recebe o selo da Ecocert, ele poderá utilizar o termo "Orgânico'' em sua embalagem e, para isso, ele precisa ter 95% ou mais de ingredientes orgânicos em sua fórmula.

Selo Vegano

Criado em 2013 pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) o “Certificado Produto Vegano SVB” concede a produtos de diversas categorias (alimentos, cosméticos, higiene, limpeza e calçados) um selo confiável e reconhecido nacionalmente. Para que um produto o receba, além de seu resultado final, seus ingredientes não devem ser de origem animal, nem terem sido testados em animais. O selo é dado não à empresa ou marca, e sim a cada produto. Portanto, qualquer indústria pode solicitá-lo.

Cruelty free

O selo certifica que as etapas de produção não incluem testes em animais em nenhum estágio do seu processo de desenvolvimento e produção, direta ou indiretamente (terceirizados). E que todos os processos de testagem de produtos são feitos por meio de procedimentos técnicos em laboratórios e não em animais. A ONG norte-americana People for the Ethical Treatment of Animals (Pessoas pelo tratamento éticos dos animais - Peta), uma das mais antigas e respeitadas do mundo, é a responsável por um dos selos que sinalizam os cosméticos cruelty free.

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