PUBLICIDADE
Brasil
NOTÍCIA

Chuva de meteoros será visível por todo Brasil na madrugada desta quinta-feira, 6

A Eta Aquáridas é considerada uma das melhores chuvas de meteoros para se assistir pela grande quantidade de meteoros que passam em um curto período de tempo

18:51 | 05/05/2021
A localização geográfica das regiões Norte e Nordeste do Brasil devem favorecer a visualização dos corpos celetes (Foto: Paulo Régis/CASF)
A localização geográfica das regiões Norte e Nordeste do Brasil devem favorecer a visualização dos corpos celetes (Foto: Paulo Régis/CASF)

Pessoas de todas as partes do Brasil terão a oportunidade de presenciar durante a madrugada desta quinta-feira, 6, uma das melhores chuvas de meteoros do hemisfério Sul, a Eta Aquáridas. O fenômeno anual é causado pelos detritos do cometa Halley. A informação foi divulgada pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon).

Duas vezes ao ano, a Terra atravessa uma trilha de poeira e detritos deixados pelo Halley em passagens anteriores pelo sistema Solar. A primeira ocorre agora em maio e é conhecida como Eta Aquáridas. Nela, a quantidade de meteoros é maior em comparação com a segunda, Oriónidas, que acontece em outubro.

Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, caso o observador consiga estar em condições ideais, isto é, em um local sem nuvens e afastado das grandes cidades, será possível presenciar até 40 meteoros por hora. Já em centros urbanos, onde há poluição luminosa, o número é reduzido.

Como observar

A partir das 2 horas da manhã será possível apreciar os eta-aquarídeos, nome dos meteoros da Eta Aquáridas. A tendência é que sua frequência de aparição aumente às 3h30min, atingindo seu maior momento de intensidade no final da madrugada.

"Evidentemente que, em meio a uma pandemia, é importante evitar atividades em grupo, e muita gente vai preferir não sair de casa. Ainda assim, é possível observar uma chuva de meteoros estando em área urbana", informou a Bramon.

De acordo com a Rede de Monitoramento, não será necessário nenhum equipamento como telescópio ou binóculos para observar os meteoros. Só é preciso que o tempo colabore e que o céu esteja aberto durante a noite, sem nuvens e chuva.

Para ter uma experiência visual agradável, é importante procurar o local mais escuro possível e que tenha um bom panorama do céu. Desligar as luzes ao redor e bloquear luzes que não puder desligar são algumas opções para ajudar sua visão a se adaptar às condições de baixa luminosidade, tornando-a mais sensível. Feito isso, procure uma posição confortável, olhe para o céu e aproveite o espetáculo.

Clique na imagem para abrir a galeria