Chuva de meteoros será visível por todo Brasil na madrugada desta quinta-feira, 6

A Eta Aquáridas é considerada uma das melhores chuvas de meteoros para se assistir pela grande quantidade de meteoros que passam em um curto período de tempo

Pessoas de todas as partes do Brasil terão a oportunidade de presenciar durante a madrugada desta quinta-feira, 6, uma das melhores chuvas de meteoros do hemisfério Sul, a Eta Aquáridas. O fenômeno anual é causado pelos detritos do cometa Halley. A informação foi divulgada pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon).

Duas vezes ao ano, a Terra atravessa uma trilha de poeira e detritos deixados pelo Halley em passagens anteriores pelo sistema Solar. A primeira ocorre agora em maio e é conhecida como Eta Aquáridas. Nela, a quantidade de meteoros é maior em comparação com a segunda, Oriónidas, que acontece em outubro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, caso o observador consiga estar em condições ideais, isto é, em um local sem nuvens e afastado das grandes cidades, será possível presenciar até 40 meteoros por hora. Já em centros urbanos, onde há poluição luminosa, o número é reduzido.

Como observar

A partir das 2 horas da manhã será possível apreciar os eta-aquarídeos, nome dos meteoros da Eta Aquáridas. A tendência é que sua frequência de aparição aumente às 3h30min, atingindo seu maior momento de intensidade no final da madrugada.

"Evidentemente que, em meio a uma pandemia, é importante evitar atividades em grupo, e muita gente vai preferir não sair de casa. Ainda assim, é possível observar uma chuva de meteoros estando em área urbana", informou a Bramon.

De acordo com a Rede de Monitoramento, não será necessário nenhum equipamento como telescópio ou binóculos para observar os meteoros. Só é preciso que o tempo colabore e que o céu esteja aberto durante a noite, sem nuvens e chuva.

Para ter uma experiência visual agradável, é importante procurar o local mais escuro possível e que tenha um bom panorama do céu. Desligar as luzes ao redor e bloquear luzes que não puder desligar são algumas opções para ajudar sua visão a se adaptar às condições de baixa luminosidade, tornando-a mais sensível. Feito isso, procure uma posição confortável, olhe para o céu e aproveite o espetáculo.

Clique na imagem para abrir a galeria

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

céu astronomia brasil meteoro cidade cometa halley norte nordeste

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar