Butantan deve entregar 1 milhão de doses de CoronaVac na quinta, dia 6

Doses devem dar andamento à vacinação interrompida em Fortaleza e outras cinco capitais

O cronograma oficial do Instituto Butantan projeta a entrega de mais de um milhão de doses da vacina CoronaVac para a próxima quinta-feira, dia 6. Esses imunizantes irão retomar as aplicações de segunda dose paralisadas em seis capitais por falta de estoque, dentre elas Fortaleza. A informação é do jornalista Lauro Jardim, do O Globo.

LEIA TAMBÉM | Coronavac: atraso na segunda dose prejudica imunização?

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além da Capital cearense, Aracaju (SE), Porto Velho (RO), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Recife (PE) também tiveram a imunização com a CoronaVac interrompida enquanto aguardam uma nova reposição.

O Butantan projeta mais dois milhões de doses na segunda-feira seguinte, dia 10 de maio. Ainda na mesma semana, nos dias 12 e 14, devem ser entregues outras 2,1 milhões de doses da CoronaVac.

Em Fortaleza, a estimativa é de que, apenas no intervalo da última sexta-feira para o sábado, 38 mil pessoas ficaram na fila de espera e atrasaram o esquema de vacinação. Na sexta-feira, 30, foram aplicadas somente doses da Astrazeneca, em um público de cerca de 4 mil pessoas. Neste sábado, novo lote chegou ao Ceará, com 11,6 mil doses. As vacinas irão para 26 municípios.

A orientação do Ministério da Saúde é de que todas as vacinas sejam aplicadas, ainda que não haja a previsão de entrega de um novo lote. Isso impede que doses sejam guardadas na tentativa de assegurar a imunização excedente de quem já tomou a primeira dose.

Na tarde de quinta-feira, 29, desembarcou no Aeroporto de Fortaleza mais de 192 mil doses de vacinas contra a covid. Contudo, apenas 3.800 correspondem à CoronaVac, que foram distribuídas em todo o estado. As outras mais de 188 mil são da Astrazeneca.

Municípios relatam dificuldades em completar a imunização com a vacina chinesa devido à falta de distribuição do imunizante no estado. A situação motivou uma ação da Procuradoria do Estado do Ceará, em conjunto com órgãos do Ministério Público e Defensorias, para que sejam enviadas, com prioridade, 58 mil doses da CoronaVac pelo Governo Federal. O documento exige providências para que pessoas do grupo prioritário com a vacinação em atraso sejam atendidas imediatamente.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

coronavirus vacina covid-19 ceara

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar