Evento que comemora o Dia da Educação contará com participação do escritor Henry Jenkins

A programação tem como objetivo contribuir para aconstrução de uma educação de qualidade em todo o Brasil

A Fundação Roberto Marinho, por meio do Movimento #Nem1PraTrás, realizará uma série de atividades online em comemoração ao Dia da Educação, lembrado neste dia 28 de abril. O evento "Classes Abertas" vai debater as mais importantes tendências da cultura digital e acesso à educação de qualidade para todos. As atividades serão transmitidas pelo Youtube do Canal Futura, entre 28 e 30 de abril. O escritor e professor universitário americano Henry Jenkins está entre as principais atrações.

LEIA TAMBÉM: Desenvolvimento Regional e Educação têm maiores cortes no Orçamento

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Pelo terceiro ano consecutivo, a Fundação Roberto Marinho irá abordar questões como a conectividade, o ensino e o aprendizado, para a construção de uma educação de qualidade para todos os brasileiros. A iniciativa de promover o Dia da Educação tem o propósito de enfrentar, apoiar e estimular as boas ações feitas Brasil afora, levando em conta as diferenças regionais, para que professores, alunos e famílias superem as dificuldades do período da forma mais eficiente possível.

Entre as atrações confirmadas, o destaque é o escritor americano e professor da University of Southern California, Henry Jenkins. Autor do livro "Cultura da Convergência", da Editora Aleph. Jenkins vai participar do debate "Educação e Mídias: o papel da escola, da comunidade e da cultura", que será ao vivo, às 16h, no dia 28 de abril. Ele estará acompanhado ainda de Tessa Jolls, uma das pioneiras em educação midiática nos EUA e CEO do Center for Media Literacy, sediada na Califórnia. A apresentação ficará a cargo de Alexandre Sayad, pesquisador da PUC-SP, que comanda a série Idade Mídia, no Futura. O evento será transmitido no YouTube do Canal Futura, com tradução simultânea.

Já no dia 29, às 18h, será realizado o debate "Informação e narrativas", com os convidados Juan Mascardi, que é jornalista do canal de televisão Telefe Rosário; Natália Vianna, jornalista e diretora executiva da Agência Pública, e Lilian Bacich, da Trade Educação. A mediação é por conta do jornalista Antônio Gois, da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca).

No dia 30, também às 18h, acontecerá o debate "O lúdico e a experiência", com participação de Murilo Sanches, coordenador da Colmeia Educacional, focada em formar inovadore; Carla Zeltzer, CEO da FazGame, que faz uso da Educação 4.0 para o ensino da Língua Portuguesa; e Nina da Hora, aluna de Ciência da Computação na PUC-Rio e que comanda o podcast Ogunhê, que mostra negros que encontraram soluções para a humanidade através da ciência. A jornalista Sli Bahia, fundadora da plataforma PretaLab, que conecta mulheres negras e empresas de tecnologia,será a mediadora.

Documentário "Prova Escrita"

Ainda no dia 28 de abril, o filme "Prova Escrita" será o tema do webinário que vai acontecer a partir das 10h, através da plataforma Zoom. O longa foi vencedor do 10º pitching DOC Futura, seleção promovida todos os anos pelo Canal com projetos que abordem temas de relevância social. O documentário apresenta os desafios e estratégias de Janaína Barros, uma coordenadora pedagógica de Seabra, no interior da Bahia, para reduzir o abandono e tornar o ambiente escolar mais acolhedor para os estudantes. O webinário terá a participação da própria Janaína, do diretor e roteirista Luís Gustavo Ferraz e do produtor Lucas Brito Cortez. O filme está disponível pelos Canais Globo e as inscrições para participar do debate já estão abertas.

O estado da Bahia é um dos líderes nacionais em defasagem e abandono escolar entre jovens e adolescentes, segundo pesquisa do IBGE, divulgada em 2019. A unidade escolar de Seabra não foge à essa regra e no início do ano de 2019 apresentava índices em torno de 40%. O desafio diário de Janaina é mudar essa realidade e para isso, desenvolveu métodos próprios para ouvir os alunos, criar espaço de diálogo com professores e incentivar um ambiente mais acolhedor e de estímulo à aprendizagem.

Movimento #Nem1PraTrás

Criado em 2019, o movimento promoveu uma jornada nacional inspirada no lema "No one left behind", dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU, em prol da adoção de políticas nacionais integradas, sendo uma delas a Educação de Qualidade. Nas redes sociais, as hashtags #Nem1praTrás, #DiadaEducacao e #Nem1semProfessor alcançaram mais de 120 milhões de pessoas. No ano passado, já em uma situação de pandemia, a hashtag #EstudeEmCasa se somou à campanha, e com ela uma série de ferramentas pensadas para que estudantes, famílias, professores e instituições lidassem com os desafios dessa nova rotina.

LEIA TAMBÉM: Educação: 71% das instituições federais atingem o máximo de qualidade

Em 2021, essas soluções educacionais foram ampliadas. São mais de 1500 videoaulas disponíveis gratuitamente na TV e no YouTube do Canal Futura, além da iniciativa Vamos Aprender, que disponibiliza conteúdos educativos segmentados por ciclos de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Até o Dia da Educação, o movimento #Nem1praTrás vai realizar uma série de encontros com as mais de 200 instituições parceiras, como Itaú Social, Fundação Bradesco, Globo, Sebrae, Unesco, Instituto Ayrton Senna e Instituto Coca-Cola Brasil. Assim como com a comunidade escolar, para troca de experiências e escuta, a fim de formatar o documento norteador. Outras informações estão disponíveis nos sites diadaeducacao.org e frm.org.br.

Serviço

Toda programação vai ao ar no canal do Futura no YouTube

Debate: Educação e Mídias: o papel da escola, da comunidade e da cultura

Data: 28 de abril, às 16h

Participantes: Henry Jenkins, Tessa Jolls e Alexandre Sayad

Debate: Informação e narrativa

Data: 29 de abril, às 18h

Participantes: Juan Mascardi, Natália Vianna e Lilian Bacich. Mediação de Antônio Gois

Debate: O lúdico e a experiência

Data: 30 de abril, às 18h

Participantes: Murilo Sanches, Carla Zeltzer e Nina da Hora.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Dia da Educação Henry Jenkins Fundação Roberto Marinho Movimento #Nem1PraTrás

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar