Consumo de bebida alcóolica não interfere na imunização contra Covid-19, afirma especialista

A médica Mônica Levi desmente a informação de que o uso de bebida alcóolica durante o período de imunização pode provocar uma reação indesejada no paciente.

Com o desenvolvimento de novas vacinas para combater a Covid-19, surgiram também dúvidas a respeito da resposta do imunizante no corpo humano. Entre essas dúvidas, Mônica Levi, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), afirma que surgiu na sociedade um mito de que para tomar a vacina o paciente precisaria cortar o consumo de álcool durante o período de imunização. A médica desmente a informação.

Além de dizer que se trata de uma informação mentirosa, a diretora do SBIm conta que esse boato é preocupante, porque pode desestimular a proteção de parte da população. “Entre o 1,5 milhão de pessoas que não aparece para tomar a segunda dose contra a Covid, número que o Ministério da Saúde divulgou nos últimos dias, podem estar alguns que foram impactados por essa desinformação quanto às bebidas alcoólicas”, pontua.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Há muito tabu e muito despreparo dos profissionais da saúde que estão nas salas de vacinação. Infelizmente, o Brasil não deu conta de fazer um bom treinamento dos profissionais, e cada um fala o que quer”, afirma Levi, em entrevista ao jornal O GLOBO.

A desinformação pode ser compreendida pelo receio dos pacientes de que a vacina não funcione e acabe provocando uma reação indesejada. No entanto, os fabricantes dos imunizantes usados no Brasil, como a CoronaVac (criado pela biofarmacêutica chinesa SinoVac) e Covishield (do laboratório AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford), não veem comprometimento do efeito nem o risco de eventos adversos ligados às bebidas. Nos estudos clínicos, os voluntários não precisaram ter nenhum cuidado quanto a isso.

O Instituto Butantan, que produz a CoronaVac, a Fiocruz, responsável pela Covishield, e o Ministério da Saúde (MS) afirmam que não há por que se preocupar. A pasta do MS afirma: “Não há nenhuma evidência sobre a relação do álcool com o comprometimento da formação de anticorpos promovida pela vacina Covid-19”, conta em nota enviada por sua assessoria de imprensa.


Vacinados

 

O número de pessoas vacinadas com ao menos uma dose contra a Covid-19 no Brasil chegou, na última segunda-feira, 19, a 26.654 mil, o equivalente a 12,59% da população total, de acordo com dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa junto a secretarias dos 26 Estados e Distrito Federal. Já entre os mais de 26 milhões de vacinados, 10.131 mil receberam a segunda dose, o que representa 4,78% da população com a vacinação completa contra o novo coronavírus.

*Com informações do jornal O GLOBO

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar