Morre escritor e psicanalista Contardo Calligaris, aos 72 anos

Escritor lutava contra um câncer. Informação sobre sua morte foi confirmada pelo filho dele, Max Calligaris, nas redes sociais

O escritor e psicanalista Contardo Calligaris morreu nesta terça-feira, 30, aos 72 anos, em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein e fazia tratamento contra um câncer. A informação foi confirmada pelo filho dele, Max Calligaris, em publicação nas redes sociais nesta tarde. Calligaris era colunista do Jornal Folha de S. Paulo desde 1999. O escritor deixa o filho, Max, e a esposa, a atriz Mônica Torres, em que era casado desde 2011.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O escritor Contardo Luigi Calligaris nasceu em Milão, na Itália. Ele estudou na Suíça e na França, onde teve aulas com os filósofos Roland Barthes e Michel Foucault. Em 1975, tornou-se membro da Escola Freudiana de Paris e acompanhou seminários do psicanalista Jacques Lacan, que se tornaria uma de suas grandes referências.

Doutor em psicologia clínica, Calligaris morou em Paris até 1989, quando se radicou no Brasil. Sua relação com o país havia começado em 1986, quando ele veio para divulgar seu primeiro livro, "Hipótese Sobre o Fantasma". Apesar de, no meio tempo, ter lecionado nos Estados Unidos, o psicanalista construiu uma extensa carreira por aqui e publicou, inclusive, um livro de crônica e reflexões sobre sua vida em terras brasileiras: "Hello, Brasil". As informações são do portal UOL.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

MORRE Contardo Calligaris MORRE COLUNISTA DA FOLHA ESCRITOR E PSICANALISTA Contardo Calligaris TRATAMENTO CÂNCER

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar