Inscrições para o Encceja 2020 estão abertas; saiba como fazer

Jovens e adultos que não concluíram os ensinos fundamental e médio poderão se inscrever até o dia 22 de janeiro; aplicação do exame será realizado no próximo dia 25 de abril

Nesta segunda-feira, 11, começou o período de inscrições para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos), avaliação que objetiva certificar jovens e adultos que não concluíram os ensinos fundamental e médio.

As inscrições vão durar até o dia 22 de janeiro e a aplicação do exame será realizada no dia 25 de abril, domingo, em dois períodos: manhã (das 9h às 13h) e tarde (das 15h30 às 20h30).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Qualquer pessoa que não tenha concluído os estudos das determinadas etapas de ensino e pretenda obter certificado poderá realizar inscrição. As únicas restrições são: ter no mínimo 15 anos, no caso do ensino fundamental, e no mínimo 18 anos, no caso do ensino médio. O processo é completamente gratuito.

Para se inscrever, basta acessar a aba do Encceja no site do INEP, aqui

LEIA TAMBÉM | Enem terá regras para evitar contágio pelo novo coronavírus

Será necessário informar o CPF e data de nascimento para acessar o sistema. Depois basta preencher seus dados e seguir as instruções para finalizar a inscrição na etapa correta. Durante o processo, é possível solicitar atendimento especial.

Provas ENCCEJA 2020

São aplicadas quatro provas para cada etapa escolar, com 30 questões de múltipla escolha e uma redação.

Ensino fundamental - Ciências naturais; matemática; língua portuguesa com redação, inglês e espanhol, artes e educação física; história, geografia, filosofia e sociologia.

Ensino médio - Química, física e biologia; matemática; língua portuguesa com redação, inglês e espanhol, artes e educação física; história, geografia, filosofia e sociologia.

Para orientar nos estudos, o site do Encceja disponibilizou materiais e provas dos anos anteriores e você pode conferir clicando aqui.

LEIA TAMBÉM | Inep antecipa em meia hora o acesso aos locais de provas do Enem

CONFIRA O CRONOGRAMA ENCCEJA 2020

11 a 22 de janeiro - Inscrições
1° de fevereiro - Resultado do atendimento pessoal
1° a 5 de fevereiro - Solicitação de recurso a recusa do atendimento pessoal
12 de fevereiro - Resultado dos recursos
11 a 21 de janeiro - Solicitação para uso do nome social
1° de fevereiro - Resultado da solicitação para uso do nome social
1° a 5 de fevereiro - Recurso
12 de fevereiro - Resultado do recurso
25 de abril - Aplicação das provas


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ENCCEJA ENCCEJA 2020 PROVA ENCCEJA INSCRIÇÕES ENCCEJA EJA EDUCAÇÃO JOVENS ADULTOS VAGAS INSCRIÇÕES EDUCAÇÃO JOVENS ADULTOS

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar