Participamos do

Vídeo de PM com filho emociona web; cabo morreu após ser baleado em assalto a loja no Rio de Janeiro

O cabo chegou a ser socorrido ao Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) após o assalto. Ele deu entrada em estado gravíssimo, passou por uma cirurgia de emergência e foi levado ao CTI, mas não resistiu aos ferimentos
08:52 | Dez. 07, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A morte do policial militar Derinaldo Cardoso dos Santos, 34 anos, na última sexta-feira, dia 4, gerou comoção nas redes sociais, com diversas postagens de luto em sua homenagem. Entre elas, imagens do PM junto ao filho. No vídeo, Derinaldo abre a porta de casa e é recebido com um abraço do pequeno. Derinaldo morreu após ser baleado na cabeça enquanto atuava contra assaltantes numa loja em Mesquita, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.

Veja o vídeo:



O cabo chegou a ser socorrido no Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) após o assalto. Segundo a assessoria de imprensa da unidade, ele deu entrada em estado gravíssimo, passou por uma cirurgia de emergência e foi levado ao CTI, mas não resistiu aos ferimentos. As informações são do jornal Extra.

A Polícia Civil investiga o crime, registrado por câmeras de segurança do estabelecimento, que conseguiram captar o momento em que um ladrão dispara contra o PM.

Circulam fotos nas redes de um suspeito pelo crime preso neste domingo, dia 6.

Em nota, a Polícia Militar informou que os "dois criminosos envolvidos na morte do cabo Derinalto Cardoso" foram presos na tarde deste domingo em ação de equipes Subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar (SSI), do 14ºBPM (Bangu) e do 2º Comando de Policiamento de Área, apoiadas pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

"A partir de dados de inteligência, os policiais localizaram e prenderam os dois criminosos em um imóvel na Vila Kennedy, na Zona Oeste da cidade do Rio. Os dois foram conduzidos para a Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense", afirma o comunicado. "Na sexta-feira, a Polícia Militar prendeu um criminoso nas proximidades do estabelecimento na cidade de Mesquita e, após denúncias, um revólver calibre 38 com numeração suprimida e cinco munições usado na ação criminosa foi apreendido em Padre Miguel, na Zona Oeste do Rio".

O governador em exercício, Cláudio Castro, se pronunciou sobre a morte do policial militar em uma postagem numa série sobre segurança pública no Twitter neste domingo, dia 6. Castro começou a sequência abordando as mortes por tiro de duas crianças, que são primas, em Duque de Caxias , e ainda outra morte de policial ocorrida em Nova Iguaçu.

"A dor das famílias que perderam seus entes queridos é irreparável. Duas crianças na porta de casa e um policial exercendo sua missão. Desde as primeiras horas, a Polícia Civil realiza as investigações, e nós daremos uma resposta à sociedade. Minha solidariedade e orações", escreveu. "Seguimos também com a investigação do assassinato do cabo Derinaldo Cardoso, em Mesquita. Um jovem que desde 2013 estava na polícia e muito orgulhava seus colegas de farda e familiares. Estamos de luto por essas perdas, mas determinados a elucidar ambos os casos.

E concluiu: "Sou defensor de uma política de segurança que atue com inteligência e focada em preservar vidas. A Subsecretaria de Vitimados dará todo o apoio às famílias. Vamos combater de frente a criminalidade em nosso estado. Não há lugar onde a polícia não possa entrar!".


O deputado federal Marcelo Freixo foi uma das personalidades que lamentou o episódio por meio de seu perfil no microblog: "Meus sentimentos aos familiares de Derinaldo Cardoso, PM brutalmente assassinado cumprindo seu trabalho. A alta mortalidade de policiais em serviço é uma triste realidade do estado de violência que o RJ vive. Quantas mais vidas serão perdidas nessa guerra sem vencedores?", questionou.


A deputada estadual Renata Souza também comentou o ocorrido, criticando a violência no Rio: "Falar sobre uma política de segurança pública que respeite a vida, é também falar sobre as vidas perdidas dos policiais que estão na ponta desse problema. A polícia que mais mata, também é a polícia que mais morre. Solidariedade à família de Derinaldo", afirmou.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar