Participamos do

Governo planeja acabar com programas de saúde mental no Brasil, indica jornal

As informações foram publicadas pelo jornalista Eduardo Barretto, na coluna de Guilherme Amado, da Revista Época, na manhã de hoje, domingo, 6 de dezembro (06/12)
12:56 | Dez. 06, 2020
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ministério da Saúde deve revogar aproximadamente 100 portarias relacionadas à saúde mental no Brasil. Entre as ações que podem ser encerradas, estão programas disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e serviços de assistência ao setor. Essas informações foram publicadas pelo jornalista Eduardo Barretto, na coluna de Guilherme Amado, da Revista Época, neste domingo, 6 de dezembro

De acordo com a publicação, o “De Volta Para Casa”, instituído em 2003 pelo então presidente Lula, é um dos ameaçados. A iniciativa busca reinserir socialmente pessoas que tenham passado longos períodos em internação. Há também o “Serviço Residencial Terapêutico”, implementado em 2004, que disponibiliza casas em espaços urbanos para atender à população que tem transtornos mentais graves.

LEIA MAIS: Mulheres tiveram saúde mental mais afetada do que os homens na pandemia

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ainda segundo as informações da Revista Época, a Rede de Atenção Psicossocial é outro programa que corre risco. A rede, instituída em 2011, amplia o atendimento às pessoas com vícios em drogas e/ou com problemas mentais.

LEIA MAIS: Alerta para a saúde mental

Por fim, o “Consultório na Rua”, implementado em 2011, também sofre com a possibilidade da revogação das portarias. A estratégia busca disseminar o acesso da população em situação de rua ao atendimento psicossocial.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar