Participamos do

Procon de São Paulo irá exigir que Apple entregue carregador para consumidores que solicitarem

A Apple parou de enviar carregadores e fones de ouvidos junto com os smartphones para "diminuir a emissão de carbono"; Procon-SP argumenta que a empresa não demonstra ganho ambiental com a alteração
15:47 | Dez. 02, 2020
Autor Everton Lacerda
Foto do autor
Everton Lacerda Estagiário de jornalismo
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Após notificar a Apple em outubro de 2020 para que a empresa explicasse o motivo das vendas de aparelhos iPhone sem carregadores, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) irá exigir que a companhia forneça os carregadores para clientes que solicitarem o equipamento.

O motivo da notificação emitida em outubro foi investigar se a nova prática da Apple pode ser considerada abusiva ao consumidor, pois um equipamento precisa do outro para funcionar. Em resposta ao Procon-SP, a empresa informou que, como já existem muitos desses dispositivos carregadores no mundo, os novos não são utilizados e que a decisão teve como objetivo ajudar a reduzir a emissão de carbono e o lixo eletrônico.

“É incoerente fazer a venda do aparelho desacompanhado do carregador, sem rever o valor do produto e sem apresentar um plano de recolhimento dos aparelhos antigos, reciclagem etc. Os carregadores deverão ser disponibilizados para os consumidores que pedirem”, disse o diretor executivo do Procon SP, Fernando Capez.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em nota, o Procon-SP informou que a empresa “não demonstra ganho ambiental com a alteração”. “Apesar de informar que, ao retirar os carregadores da caixa, promoveria redução da emissão de carbono, de mineração e uso de materiais preciosos, a empresa não demonstra esse ganho ambiental”, diz o órgão.

“[A Apple] não apresenta nenhuma ação sobre uma possível aplicação de logística reversa de recolhimento dos aparelhos e adaptadores antigos para reciclagem e descarte adequado, o que impactaria na proteção ao meio ambiente”, argumenta o Procon.

Além disso, o órgão informa que irá exigir um plano ambiental que justifique a falta de envio dos carregadores com os aparelhos. “Ao deixar de vender o produto sem o carregador alegando redução de carbono e proteção ambiental, a empresa deveria apresentar um projeto de reciclagem. O Procon-SP irá exigir que a Apple apresente um plano viável”, acrescenta o diretor executivo Capez.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar