Participamos do

Campanha Natal Sem Fome quer arrecadar 36 toneladas de alimentos no Ceará; veja como doar

A campanha é anual e acontece há 23 anos. A ONG Ação da Cidadania e a Campanha Natal Sem Fome foram idealizadas pelo sociólogo Betinho. Daniel Souza, filho do estudioso, participou de live pelo instituto para chamar doadores
14:26 | Nov. 25, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Instituto Nordeste Cidadania (Inec) realiza mais uma edição da campanha anual Natal Sem Fome, que nasceu há 23 anos idealizada pelo sociólogo Betinho. Daniel Souza, filho do estudioso, participou de live na terça, 24, pelo instituto para chamar doadores. Daniel falou sobre os 27 anos de atuação da ONG e os desafios na luta pelo combate à fome e à desigualdade social no Brasil, especialmente neste ano, com o agravante da pandemia do coronavírus. No Ceará, meta é arrecadar 36,7 toneladas de alimentos. 

Justamente por esses fatores, o Inec voltou a realizar a campanha com mais afinco desde ano passado. Neste ano, com a iminência do Brasil voltar a integrar o Mapa da Fome da ONU, publicação que lista os países que possuem mais de 5% da população total em situação de subnutrição, a campanha se torna ainda mais necessária e emergencial.

A diretora administrativa do instituto, Helda Pereira, conta que a campanha vinha há um tempo arrecadando outros tipos de produtos, como roupas e brinquedos, mas desde 2019 precisou voltar a focar nos alimentos, devido aumento da demanda. "O lema é 'Quem tem fome, tem pressa'. Nosso objetivo é ajudar pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza. Com a pandemia, passamos também a aceitar doações em recursos (dinheiro). Qualquer pessoa pode doar no site do Inec", explica Helda.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Após doações arrecadas, os produtos são encaminhados para as mais de 40 instituições sociais parcerias do Inec e também para a Defesa Civil, que mapeia famílias em situação de vulnerabilidade. "Importante chamar a sociedade para contribuir nesse momento. A pandemia aumentou o número de pessoas vulneráveis", pontua a diretora.

Segundo Daniel, a ação usa o simbolismo do Natal, época festiva em que tradicionalmente as famílias se reúnem em casa para celebrar em torno de mesas fartas, como forma de alertar e sensibilizar para a situação da mesa vazia nas casas de milhões de brasileiros.

A transmissão é parte da Campanha que, além da arrecadação de alimentos não-perecíveis, tem como objetivo conscientizar a população para o problema da insegurança alimentar no Brasil.

Campanha Natal sem Fome

 

O Instituto Nordeste Cidadania (Inec) articula o Natal Sem Fome em toda a região Nordeste, além do norte de Minas Gerais e Espírito Santo. A meta da instituição para este ano é arrecadar 120 toneladas em toda a área de atuação. Para o Ceará, a meta é de 36,7 toneladas. Qualquer pessoa pode participar, individualmente ou com a arrecadação e doação em grupos. Empresas também podem doar. Os interessados devem acessar www.inec.org.br/natalsemfome ou www.natalsemfome.org.br e contribuir com qualquer valor, que será revertido para compra de cestas básicas. Doações de gêneros alimentícios não perecíveis podem ser entregues até o dia 18 de dezembro, na Sede do Inec, localizada na Av. Dr. Silas Munguba, 3500, bairro Itaperi.

Sobre o Inec

 

Fundado em 1993, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que tem como foco principal o desenvolvimento sustentável de comunidades na região Nordeste do Brasil. Atua por meio de programas de microfinanças e socioambientais nas áreas cultural, de tecnologia e desenvolvimento comunitário, atendendo crianças, jovens e adultos. É parceiro do Banco do Nordeste na operacionalização dos programas Crediamigo e Agroamigo. É a maior operadora de microcrédito da América Latina. Saiba mais em www.inec.org.br.

Mais informações: www.inec.org.br / (85) 3209.9237 e 99191.0233 (Comunicação do Inec)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar