Participamos do

Filhote de girafa rara e ameaçada de extinção nasce em zoológico de SP

A fêmea nasceu no dia 16 de setembro com aproximadamente 1,80 metro de altura e 70 quilos
10:03 | Set. 29, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A mais nova moradora do Zooparque de Itatiba, no interior de São Paulo, é um filhote de girafa da subespécie Rothschild, uma das mais raras e ameaçadas no mundo. O nascimento foi divulgado nessa segunda-feira, 28, e chamou a atenção da equipe do zoológico por ser o primeiro de girafa Rothschild no local.

Segundo a bióloga responsável pelo Zoo, Camila Piovani, o filhote é uma fêmea e nasceu no dia 16 de setembro com aproximadamente 1,80 metro de altura e 70 quilos.

Ainda de acordo com a bióloga, a reprodução do casal Hortência e Oscar aconteceu de forma natural. "O fato de ser um filhote de girafa Rothschild só tornou o nascimento uma novidade ainda mais especial", ressaltou Camila em entrevista ao portal G1.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A gestação durou cerca de 15 meses (456 dias) e apenas um filhote nasce por vez. Além disso, os filhotes ficam com as mães de 15 a 18 meses, mas mamam até os 13 meses. O parto se deu tranquilamente, segundo o Zoo.

Uma área de maternidade especial foi criada no recinto para a mãe e o filhote, contando com substrato especial e área de cambiamento. Inicialmente, Hortência e a girafinha ficarão separadas do pai. Camila explica que o Zooparque é o único local que abriga essa subespécie de girafa.

Conforme a bióloga, pai, mãe e filhote estão sob monitoramento constante da equipe do Zoo por meio de um sistema de câmeras. A nova família está no recinto e já pode ser vista pelos visitantes. Contudo, a área de acesso pode ser restringida a qualquer momento para cuidados especiais dos animais.

Mais alta do planeta

 

A Comissão de Sobrevivência de Espécies da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais considera a existência de nove subespécies diferentes de girafas no mundo, e a Rothschild é a mais ameaçada entre elas.

Segundo avaliação da Comissão, a girafa Rosthschild está classificada como quase ameaçada de extinção, devido ao rápido declínio nas últimas três décadas. De acordo com a organização, existem aproximadamente 2.100 desta girafa na natureza.

Elas também são os animais mais altos do planeta, sendo que os machos podem atingir cerca de 6 metros e as fêmeas, 4,5 metros, segundo informou o Zooparque Itatiba.

Confira vídeo divulgado pelo Zooparque Itatiba para anunciar o nascimento da girafinha:


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar