Participamos do

Fotógrafa amadora registra tubarão em Fernando de Noronha

Imagem foi feita na praia da Cacimba do Padre neste domingo, 27
15:43 | Set. 28, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um tubarão da espécie limão foi fotografado "pegando onda" na praia da Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha (PE), neste domingo, 27. A imagem foi registrada pela enfermeira Dandara Matias Guedes, moradora da ilha que trabalha na Superintendência da Saúde no combate à Covid-19.

“Eu gosto de fotografar, sempre que é possível, nas minhas folgas. Estive na Cacimba do Padre e vi cinco tubarões numa região com muitas sardinhas. Preparei a máquina, fiz uma série de fotos e consegui o registro. Adorei o resultado”, contou.

A fotógrafa amadora relatou ao portal de notícias G1 que o tubarão que aparece nas imagens tem mais de um metro e meio de comprimento. Ela relatou que preferiu não tomar banho de mar, não por medo dos tubarões, e sim para evitar entrar na água com o mar revolto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para o G1, o engenheiro de pesca Léo Veras, especialista em tubarões, avaliou as imagens tiradas por Guedes. “As fotos são lindas e retratam o momento em que o tubarão administra o cardume de sardinhas, uma espécie de patrulha. O objetivo dele é evitar que as sardinhas se afastem da praia. No final da tarde, inicia a alimentação, devorando as sardinhas”, explicou.

De acordo com o profissional, “os tubarões não surfam as ondas, como fazem os golfinhos. Eles permanecem na região até poucos segundos antes de a onda quebrar”, esclareceu.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags