Participamos do

Voluntários atuam no resgate e cuidado de animais feridos em incêndios no Pantanal

A estiagem e os incêndios florestais vêm alterando a paisagem em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e afetando a fauna e a flora do Pantanal, com fumaças, animais feridos e rios secando
11:54 | Set. 14, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Voluntários se unem na luta para salvar animais feridos na região do Pantanal, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Há mais de vinte dias, o grupo formado por veterinários e especialistas ambientais atua na busca e resgate de espécies, com serviço de cuidados e socorro. Além da distribuição de bebedouros e alimentos nas áreas atingidas pelo fogo. As informações são do portal de notícias do G1.

A iniciativa de resgate aos animais foi pensada pela guia Eduarda Fernandes Amaral, que criou o grupo composto por seis voluntários de diferentes regiões do Brasil: os veterinários Jorge Salomão, Felipe Coutinho; a estudante de veterinária Isabella Cristina; a bióloga Natália Smiotto; e o pantaneiro João Paulo, proprietário da pousada Jaguar Ecological Reserve, onde a equipe está alojada.

O grupo se dedica diariamente em atividades de primeiros socorros e patrulha em áreas atingidas pelo fogo. A equipe ainda realiza distribuição de cochos e frutas pelo caminho para auxiliar os animais a encontrarem água e comida em meio a sequidão. Os recursos utilizados são arrecadados pelo próprio grupo de voluntários. Eles estão instalados em sede localizada no quilômetro 110 da Transpantaneira.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No alojamento há uma estrutura provisória criada para atender os bichos, e fazer o acompanhamento necessário dos animais. Em pouco mais de duas semanas, 14 animais foram resgatados, alguns (principalmente mamíferos) são encontrados com as patas queimadas, e os répteis são os mais atingidos pelo fogo.

“Eu não aceitava mais ver animais agonizando para morrer. Algo precisava ser feito, o start foi quando uma anta com filhote morreu nos meus braços e eu não pude fazer nada por falta de equipe e preparo. A partir daí eu movimentei uma vaquinha para financiar equipamentos, materiais, veterinários e toda a equipe para trabalhar”, disse a guia Eduarda Amaral ao G1.

Segundo Eduarda, a maioria dos bichos é encontrada em estado grave. Em casos emergenciais, os animais são encaminhados para o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (Hovet), em Cuiabá, ou para outras instituições. O apoio ao grupo de voluntários ocorre por meio de doações que estão sendo movimentadas pelos fundos da ONG Ampara Animal ou o Pantanal Relief Found.

No Instagram, a equipe têm divulgado algumas das ações realizadas nas áreas atingidas, de socorro aos animais.


Entidades atuam no combate aos incêndios no Pantanal

 

Brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), assim como militares das Forças Armadas, já atuam na região em apoio às brigadas locais de combate ao fogo. Também no último domingo, 13, o Governo Federal confirmou que enviará reforços, com apoio técnico e financeiro, para auxiliar nos combates aos incêndios na região. 

As queimadas têm preocupado pelos grandes prejuízos ambientais e por ameaçar também importantes sítios arqueológicos existentes no Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari, entre as cidades sul-mato-grossenses de Costa Rica e Alcinópolis.Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), já foram registrados 14.489 focos de incêndio na região, entre janeiro e este domingo, 13 de setembro. No mesmo período do ano passado foram 4.699 focos.

Com informações da Agência Brasil

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar