Participamos do

Veado-campeiro é encontrado morto em área incendiada no Pantanal e bombeiro se emociona: "Chorei quando vi"

O incêndio já atingiu três reservas indígenas, e queimou mais de 200 mil hectares de área de vegetação
13:50 | Set. 10, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

 

Um veado-campeiro foi encontrado morto em uma área de mata devastada pelo incêndio que atinge o Pantanal mato-grossense há quase um mês. Segundo o G1, não chove na região há mais de 80 dias e a vegetação seca contribui para que as chamas se alastrem, dificultando o trabalho de contenção do fogo.

O incêndio já atingiu três reservas indígenas, e queimou mais de 200 mil hectares de área de vegetação. De acordo com o sargento João Paulo Gonçalves, do Corpo de Bombeiros, o caso ocorreu no sábado, 15. Ele acredita que o animal tentava fugir do fogo quando morreu, na Fazenda Sararé, na região de Porto Jofre, em Poconé. "Eu chorei quando vi (a cena)”, disse João Paulo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O veado-campeiro estava com as patas queimadas e outras marcas causadas pelo fogo. O sargento dos Bombeiros no MT afirmou que neste mês foram encontrados mortos na região oito tartarugas, vacas, cavalo, jacarés.

Conforme relatório de 2012 do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ambiental do governo brasileiro, autores apontam "o crítico risco de extinção do veado-campeiro em curto prazo nos campos sulinos do Brasil."

LEIA TAMBÉM | Perícia afirma que incêndio no Pantanal mato-grossense foi intencional 

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) também revelam que nos 13 primeiros dias de agosto foram registrados mais focos de queimadas no Pantanal do que durante todo o mês de agosto de 2019. É menos da metade do tempo, mas o número absoluto já apresenta uma alta de 53%.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar