Participamos do

Pastor vai se dedicar à causa LGBTQIA+ após filha trans ser morta

Luara desapareceu e o corpo da jovem foi encontrado estado de decomposição avançado, 12 dias após ter sumido. O namorado da vítima confessou o crime.
13:55 | Set. 02, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia


Com a perda da filha, o pai da jovem trans Luara Redfield, 19, pretende lutar e defender a causa LGBTQIA+ para honrar a memória da filha. A jovem desapareceu em Mairinque, município de São Paulo, e foi encontrada morta 12 dias depois. O pastor evangélico Luis Henrique Leandro Ferreira lembra que a jovem lutava pelo movimento e, por isso, pretende fazer o mesmo.

A saudade e a dor vão se transformar em força para continuar o legado da filha. "Estou disposto a lutar por essa causa e ajudar trans desaparecidas. O que eu puder fazer para ajudar, eu vou", afirmou ele ao portal G1. Luara desapareceu no dia 10 de agosto e, no dia 22 o corpo da jovem foi encontrado estado de decomposição avançado. O namorado dela, Jonathan Richard de Lima Moreira, 18, foi levado à delegacia e confessou o crime. A pedido da polícia, a Justiça concedeu a prisão temporária dele por 30 dias, para que seja concluído o inquérito.

Além de lutar por seus direitos, Luis Henrique afirma que a jovem sofria preconceitos."Eu sentia a dificuldade na pele dela. A dificuldade da mulher trans de arrumar emprego. Teve loja que falava que não aceitava 'pessoas como ela', e isso era um tapa na cara. Ela começou a vender brigadeiro para manter os passeios dela, pelo menos", conta ele. Apesar das dificuldades, Luis conta que a filha sempre ajudava a pagar as contas e auxiliava nas tarefas domésticas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Como pastor, o homem conta que escutava muito por ter uma filha trans, mas que rebatia as ofensas e questionamentos. "As pessoas me falavam 'nossa, pastor com filho transexual?'. As pessoas têm que entender que enquanto houver desrespeito às diferenças haverá guerra, morte. Ela era dedicada à causa mais que muitos que vejo na minha religião", ressalta ele sobre a filha.

Os dois moravam sozinhos com a cachorra de estimação. Sempre que saíam, o pai conta que fazia questão de demonstrar o amor que sentia pela filha. O pastor lembra também do jeito feliz e animado de Luara e afirma que a saudade ainda vai permanecer por "um bom tempo". "Onde ela chegava, ela mudava o clima, trazia luz, que quer dizer Luara, mesmo com aquele jeitão dela bem louco. Ela vai viver sempre dentro de mim", relembra ele ao portal G1.

Crime

 

No dia em que o corpo de Luara foi encontrado, Luis conta que foi até a delegacia fazer o reconhecimento e ligou para o namorado da vítima para perguntar se ele já tinha recebido a notícia. Jhonatan foi encontrado em um hotel, no Centro de São Roque, município vizinho de onde a jovem desapareceu. Depois de prestar depoimento, ele confessou e foi levado para a cadeia.

O rapaz afirma que havia ingerido bebida alcoólica e usado cocaína no dia do desaparecimento. Sem dar detalhes do motivo da discussão, Jonathan disse à polícia que lembra apenas da namorada ter dado unhadas e ele ter usado as mãos para apertar o pescoço da jovem. As causas da morte ainda estão sendo investigadas e a polícia espera o laudo necroscópico. Apesar do avançado estado de decomposição do corpo, o corpo não tinha marcas de perfurações.

No período que ela estava desaparecida, o namorado de Luara chegou a fazer postagens em uma rede social para pedir informação sobre o desaparecimento da jovem. Um dia antes da prisão e do corpo de Luara ser encontrado, no sábado, 22, o rapaz publicou algumas fotos da jovem no Facebook com a frase "#ondeestaluara". Em outro momento, no mesmo dia, o rapaz usou uma foto com a descrição "desaparecida", com a legenda "#ondeestaaluara qualquer informação contatar".

A jovem foi vista pela última vez em uma praça na companhia de Jonathan.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar