Participamos do

Governo Federal cancela lançamento do Bolsa Atleta 2020 e unifica edições

A edição deste ano será unificado com a próxima, prevista para maio de 2021
12:20 | Ago. 05, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 15h50min do dia 5/8/2020

Governo Federal anunciou nesta quarta-feira, 5, que irá cancelar o lançamento do edital do Bolsa Atleta em 2020, unificando as edições 2020 e 2021 do programa. A partir da decisão, a Secretaria Especial do Esporte não vai mais utilizar dinheiro do orçamento deste ano no programa, sobretudo porque o dinheiro de 2020 foi todo comprometido com o edital de 2019. As informações são da coluna Olhar Olímpico, do portal de notícias da UOL.

A medida é apresentada de forma positiva pelo Ministério da Cidadania: "A publicação do edital nesse formato também contribui para trazer tranquilidade a atletas e a confederações esportivas num momento tão difícil para o esporte no mundo. É a garantia dada pelo governo federal de que a não realização de competições em 2020 não trará prejuízos às vésperas dos Jogos de Tóquio", disse o secretário Marcello Magalhães a coluna da UOL, por meio da assessoria de imprensa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Bicampeão invicto, Ceará conquista o Nordeste pela segunda vez

Segundo o Olhar Olímpico, desde o início de 2018, ainda no governo Michel Temer, o orçamento do Bolsa Atleta chegou ao limite - o programa custa R$ 140 milhões por ano, mas o orçamento da União só reserva R$ 70 milhões. Sem dinheiro para o programa, o governo foi adiando o lançamento do edital e a divulgação da lista dos beneficiados, para que a primeira parcela fosse paga apenas no fim do ano; ou no ano seguinte, utilizando também o orçamento desse ano posterior.

Quando Bolsonaro assumiu em 2019, o orçamento foi complementado, e o problema adiado por um ano. Agora, durante a pandemia, o governo decidiu unificar os editais de 2020 e 2021 em um único edital, que o Ministério da Cidadania promete lançar em janeiro do próximo ano. Se mantendo os prazos usuais do programa, de pelo menos três meses entre o início das inscrições e o pagamento da primeira parcela, os atletas só receberão o benefício do edital a partir de junho de 2021. Já a última parcela de 2020 tem previsão para cair no próximo mês de março.

Em nota, o Ministério da Cidadania informou que os atletas não ficarão 12 meses sem os recursos do Bolsa Atleta. "Com a publicação de um único edital em janeiro de 2021, os atletas que estão com treinos e competições paralisados por causa da pandemia não serão prejudicados. Todos os 6.357 atletas contemplados atualmente pelo programa receberão a bolsa até março de 2021. Com o lançamento do edital em janeiro, os pagamentos aos contemplados terão início em maio de 2021", detalhou o ministério em nota.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar