Participamos do

Homem diz que é desembargador e humilha guarda municipal após ser multado por não usar máscara em São Paulo

A função que Eduardo Siqueira exerce no Poder Judiciário será investigada. Ele rasgou a multa e chegou a ligar para o secretário da Segurança do município para intimidar o guarda
09:35 | Jul. 19, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um guarda municipal de Santos, no litoral de São Paulo, foi humilhado após aplicar multa contra um homem que caminhava na praia sem utilizar máscara de proteção. O autuado se apresentou como desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e rasgou a multa, jogando o papel no chão. Em seguida, ele liga para o secretário de Segurança Pública do município, Sérgio Del Bel, pedindo para que o titular "intimidasse" o agente. 

De acordo com informações apuradas pelo G1, Eduardo Siqueira estava caminhando sem máscara pela faixa de areia da praia de Santos, na tarde do sábado, 18. Uma equipe da Guarda Civil Municipal percebeu que ele estava sem máscara e o abordou para que ele colocasse o item obrigatório. Conforme decreto da cidade de Santos, em vigor no período de pandemia, pessoas que não usam o equipamento em via pública podem ser multadas.

Nas imagens, o suposto desembargador afirma que não vai assinar a multa e confronta o guarda dizendo que rasgaria o papel se ele insistisse em aplicar a sanção. O guarda pontua que ele seria autuado por desperdício em via pública, levando a uma segunda sanção. "Você quer que eu jogue na sua cara? Faz aí, que eu amasso e jogo na sua cara", disse o desembargador em certo momento do vídeo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Enquanto o guarda escreve a multa, o desembargador Eduardo Siqueira liga para o secretário de Segurança Pública da cidade de Santos: "Estou aqui com um analfabeto", diz o homem ao telefone.

"Eu falei, vou ligar para ele [Del Bel] porque estou andando sem máscara.Apensar eu estou andando nessa faixa da praia e ele está aqui fazendo uma multa. Eu expliquei e eles não conseguem entender", reclama o desembargador ao telefone. Em seguida, o homem arranca o papel da prancheta, o amassa e joga no chão. Depois, vira as costas para a equipe da guarda municipal e sai do local.

Procurada pelo G1, a prefeitura de Santos informou que o home foi abordado durante força-tarefa, por não cumprir o decreto decreto nº 8.944, de 23 de abril de 2020, que determina o uso obrigatório de máscara facial sob pena de multa no valor de R$ 100. De acordo com a gestão municipal, trata-se de um caso de reincidência, devido Eduardo Siqueira já ter sido autuado anteriormente por cometer a mesma infração.

O secretário de Segurança de Santos, Sérgio Del Bel, deu total apoio à equipe que fez a abordagem e a multa foi lavrada na tarde deste sábado, 18, segundo a prefeitura ressaltou. A reportagem também entrou em contato com o diretor da Associação dos Guardas Civis Municipais, Rodrigo Coutinho. Ele afirmou que a associação repudia a atitude de Eduardo Siqueira, que se apresentou ao guarda municipal como desembargador.

A função que o autuado exerce no Poder Judiciário também será investigada para possíveis medidas disciplinares. "Enviaremos, também, um ofício ao Secretário Sérgio Del Bel Junior porque, no áudio, nós conseguimos ouvir que ele orienta ao senhor para que rasgue a multa e diz 'fique tranquilo que a multa não será realizada'. O GCM manteve todo o tempo o profissionalismo, a calma e uma postura exemplar", disse Rodrigo Coutinho ao G1.

%MCEPASTEBIN%

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar