Participamos do

Eleições municipais podem ser adiadas para novembro, afirma presidente do TSE

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, estuda a nova dinâmica de realização do pleito em cenário de pandemia. A sugestão é que as eleições ocorram entre 15 de novembro e 20 de dezembro
00:00 | Jun. 14, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Algumas alternativas de adiamento das eleições municipais de 2020 têm sido consideradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desde que assumiu a  presidência da pasta, o ministro Luís Roberto Barroso tem se reunido com cientistas, médicos, juízes e acadêmicos do direito eleitoral com o objetivo de encontrar o cenário e as condições mais adequadas para a votação em um contexto de pandemia. A sugestão do TSE, até o momento, é que o pleito seja realizado entre 15 de novembro e 20 de dezembro. 

Em entrevista ao Estadão, o ministro antecipou os planos do TSE, que preveem o adiamento do pleito e novas regras de votação. "Como a gente precisa programar isso com alguma antecedência, sugerimos adiar por algumas semanas. Mas a decisão é do Congresso. A sugestão do TSE é uma janela que vai de 15 de novembro até 20 de dezembro. Seria o limite para o segundo turno, para que possamos dar posse até o dia 1.º de janeiro", explica.

A realização das eleições também exigirá novas regras. "A ideia de estender o horário é muito provável que seja encampada, fazermos possivelmente de 8h às 20h", continua o ministro. Atualmente, o horário de votação acontece de 8h às 17h. "Recomendarmos e darmos preferência a faixas etárias por horário para evitar aglomeração, também é uma ideia que está colocada. Possivelmente as pessoas mais idosas votariam na primeira hora da manhã", destaca.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Barroso descarta a possibilidade de realização de eleições em dois dias diferentes. "Já as eleições em dois dias têm dois problemas. O primeiro é que encarece muito, cerca de R$ 180 milhões extras. O segundo é a segurança das urnas durante a noite". Atualmente, o Ministério está ouvindo especialistas para preparar uma cartilha com o passo a passo das eleições em tempos de pandemia. 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar