Participamos do

Pessoas têm passado, em média, quatro horas por dia nas mídias sociais durante a quarentena, aponta estudo

Levantamento mostrou também os hábitos digitais e comportamentais entre diferentes gerações

Durante a quarentena, as pessoas estão gastando, em média, quatro horas por dia conectadas nas mídias sociais. É o que aponta uma pesquisa realizada pela empresa ioasys, especializada em transformação digital ágil. Além disso, os entrevistados revelaram que têm consumido mais notícias por meio das redes sociais (81%) do que pela televisão (61,5%). O estudo compara também os hábitos digitais e comportamentais entre diferentes gerações.

Segundo a pesquisa, a Geração Z (13 a 20 anos), por exemplo, tem usado a internet principalmente para assistir vídeos online (84,2%), séries e filmes (84,2%) e ouvir música (82,4%). É o grupo que mais têm assistido a Webinar e Videoaulas (56,1%).

Já as pessoas entre 21 a 35 anos, que compõem os Millenials, são quem mais tem assistido às lives em redes sociais (58,2%). Apenas 29% ouvem podcasts. Metade deles jogam online, assistem cursos digitais e procuram por notícias.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Enquanto isso, a Geração X (36 a 55 anos) se divide entre assistir séries e filmes (73,4%), vídeos online (63,2%) e ouvir músicas (55,4%). Apenas 30% se interessam por memes e vídeos engraçados e 16,6% em ouvir podcasts.

Os Boomers, geração entre 56 e 81 anos, têm utilizado a internet para assistir a filmes e séries (51,1%), ouvir música (46,6%), assistir vídeos (45,8%) e fazer vídeo chamadas com amigos e família (45,1%). Dentre as gerações analisadas, esta é a que menos tem usado a internet para ver vídeos engraçados e memes (17,3%) e ouvir podcasts (8,3%).

Isolamento social

A pesquisa revelou ainda que apenas 38,5% dos entrevistados mais jovens, pertencentes à Geração Z, estão seguindo as recomendações sanitárias de isolamento social para conter a Covid-19. Por outro lado, as gerações que mais estão obedecendo à quarentena são os Millenials (52,4%), a Geração X (51,1%) e os Boomers (49%).

Aplicativos mais populares

Ainda segundo o estudo da ioasys, 4 a cada 10 entrevistados fizeram download de pelo menos três novos aplicativos durante a quarentena enquanto 18% ainda não fizeram nenhum. Os mais utilizados no período são Whatsapp, com 99,6% usando todos os dias; Instagram, acessado todos os dias por 78,7% dos entrevistados; e Facebook, utilizado com uma menor frequência, 43,4% afirmam entrar às vezes e 20,2% não têm o aplicativo. Das outras redes sociais, o Twitter é a mais acessada diariamente pelos entrevistados (25%), como mostra o gráfico abaixo.

 

A pesquisa

O estudo buscou mapear o cenário atual e as mudanças dos brasileiros em relação à conjuntura político, econômica, social e cultural da pandemia causada pelo Covid-19, analisando tendências de transformação digital. A maior parte dos participantes foram mulheres (55%), sendo 59% dos entrevistados do Sudeste e 22% do Nordeste.

No total, participaram da pesquisa 1314 pessoas, de 13 a 81 anos, de todos os estados do Brasil e classes sociais. Cerca de 35,4% dos entrevistados são das classes A e B; 61,9% das classes C, D ou E e 2,7% não souberam o que responder em relação à classe social.

A amostra da pesquisa foi colhida entre os dias 5 e 11 de maio de 2020. Para tanto, foi elaborado um questionário com 30 perguntas, divulgado de maneira orgânica, com recrutamento ativo através de redes sociais.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar