Participamos do

Xarás: veja quantos brasileiros têm o mesmo nome que o seu, de acordo com o IBGE

Os nomes mais comuns no País são Maria e José; são mais de 11 milhões de mulheres com o mesmo nome e mais de 5 milhões de homens
10:37 | Mai. 25, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em 1990, o Brasil somava 2.088 pessoas chamadas Enzo. Uma década depois, o número de Enzos cresceu para 44.056. O mesmo salto ocorreu com as Valentinas: de apenas 778 pessoas com o mesmo nome em 1990 para 9.025 nos anos 2000. As informações são da plataforma Nomes no Brasil, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), alimentada com os dados do Censo 2010.

Nela, é possível identificar quantas pessoas a nível nacional, estadual e municipal compartilham o mesmo nome. Em 2010, o Brasil tinha cerca de 200 milhões de habitantes. De acordo com a plataforma, por exemplo, os nomes Maria e José são os mais comuns no País, totalizando 11.734.129 Marias e 5.754.529 Josés.

Para verificar o seu nome, acesse o site Nomes no Brasil, inclua o nome e selecione a região geográfica no Brasil que gostaria de considerar, até o nível municipal. A partir da busca, é possível analisar quantas pessoas têm o mesmo nome (frequência), o percentual na região selecionada, a popularidade do nome e um gráfico com a incidência do nome ao longo das décadas até 2000.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | O que o IBGE diz sobre a capital do Ceará em pesquisas

Em alguns casos, os nomes procurados podem ser tão incomuns que a plataforma é incapaz de oferecer dados sobre ele. Para que o título seja apresentado, é preciso frequência maior ou igual a 20 no Brasil, ao menos 15 nos estados e ao menos 10 nos municípios. Além disso, o sistema desconsidera variações de escrita e acentuação. Dessa forma, Anna e Ana são agrupadas na mesma categoria, assim como Cauã e Kauan.

Autodeclaração

De acordo com o IBGE, os nomes e o gênero dos moradores que constam na plataforma foram informados pelas próprias pessoas no momento da coleta do questionário, seja preenchido pelo Recenseador durante a entrevista presencial, seja preenchido pelo próprio informante online. Isso significa dizer que não foram considerados informações de certidões de nascimento.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar