Profissionais de 67 instituições no Brasil realizam live no Dia do Físico

A data faz referência ao ano de 1905, quando o físico Albert Einstein publicou quatro artigos de impacto gigantesco, incluindo sobre a Teoria da Relatividade

Para comemorar o Dia do Físico, comemorado nesta terça-feira, 19 de maio, profissionais de 67 instituições do Brasil se reunirão para a “IV Jornada da Física”. Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, o evento acontecerá por meio de transmissão ao vivo no Youtube, por meio deste link. A live ocorre de manhã, de tarde e de noite.

A data faz referência ao ano de 1905, quando o físico Albert Einstein publicou quatro artigos de impacto gigantesco, incluindo sobre a Teoria da Relatividade. Para Antônio Nunes Oliveira Vieira, físico e professor no Campus Cedro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), o maior desafio para a física e os cientistas hoje é a necessidade de investimentos e da valorização dela. “A ciência precisa de investimento para continuar a se desenvolver e para o bem comum”, afirma.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Responsável por estudar as leis que regem a relação entre matéria e energia, a física é uma ciência natural que versa a estudar e a compreender a forma como a natureza se manifesta. “Fazer com que as pessoas compreendem o mínimo sobre a natureza é importante, é delicioso, é mágico a compreensão das coisas”, pontua.

A teoria da relatividade geral, aplicada para os sistemas de posicionamento globais (GPS), é considerada por ele uma das mais importantes descobertas. Além dessa, as ondas eletromagnéticas e a radioatividade. "A física é recheada de descobertas, de encantos que acabam provocando uma grande revolução industrial, tecnológica e social", afirma.

A live estará disponível neste link e você pode até mesmo definir um lembrete no Youtube para não esquecer de acompanhar tudo:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fisica dia do fisico ciencia Albert Einstein IV Jornada da Física

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar