Participamos do

Marina Ruy Barbosa é "cancelada" devido a passado do tataravô

O cancelamento chegou a ficar nos assuntos mais comentados do Twitter
14:36 | Mai. 04, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A atriz Marina Ruy Barbosa foi “cancelada“ - termo usado para hostilização de figuras públicas que falam ou fazem algo problemático - no último domingo, 3, após internautas lembrarem do jurista e ex-ministro da Fazenda do País, Rui Barbosa, o tataravô da artista, que teria ordenado que registros de posse e movimentação patrimonial de escravizados em 1890 fossem queimados.

O cancelamento chegou inclusive a ficar nos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil. Na época o tataravô de Marina teria dito que havia feito para "apagar" a escravidão da história brasileira.

Ouça isso: Cultura do cancelamento é tema do podcast Vida&Arte

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A polêmica ficou ainda maior ao ser desenterrada uma entrevista de Marina em 2014 no programa Esquenta, com Regina Casé, em que ela afirma ter orgulho do tataravô.

Alguns usuários do Twitter, entretanto, alegaram que a queima foi feita para tornar inviável o cálculo de indenizações que antigos proprietários de escravizados estavam reivindicando. Segundo um usuário, as informações teriam sido tiradas do livro Rui Barbosa e a Queima de Arquivos do historiador Américo Jacobina Lacombe.

Confira tweet


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar