Conar investiga Gusttavo Lima por uso de bebidas alcóolicas da Ambev em lives
Conselho abriu representação ética contra ações publicitárias de consumo exagerado dos produtos alcoólicos e pela falta de mecanismos de restrições de acesso ao conteúdo dos vídeos por menores de idade
O cantor Gusttavo Lima será alvo de investigação pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) devido a ingestão e divulgação indevida de produtos da empresa Ambev em duas lives realizadas pelo cantor nas redes sociais: "Live Gusttavo Lima - Buteco em Casa" e "Buteco Bohemia em Casa".
Em nota, o conselho afirmou que abriu "representação ética contra ações publicitárias de responsabilidade da Ambev". A solicitação veio de denúncias recebidas de dezenas de consumidores, que consideraram as ações publicitárias indevidas pois carecem de cuidados recomendados pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária para a publicidade de bebidas alcoólicas. Dentre os motivos, se inclui a falta de mecanismo de restrição ao acesso de conteúdo dos vídeos por menores de idade e a repetida ingestão de cerveja, que poderia incentivar o consumo irresponsável do produto.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ainda no documento, o órgão destacou o formato inovador das lives, que estão sendo recorrentemente utilizadas por artistas do Brasil e do mundo devido a pandemia de Covid-19, e considerou que os eventos devem se alinhar com os princípios fundamentais da publicidade.
"Ambev e Gusttavo Lima têm prazo regimental para enviar, se assim o desejarem, defesa ao Conselho de Ética ou adaptarem de imediato o conteúdo publicitário das lives às regras éticas", informou o Conar.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente