Conar investiga Gusttavo Lima por uso de bebidas alcóolicas da Ambev em lives
Conselho abriu representação ética contra ações publicitárias de consumo exagerado dos produtos alcoólicos e pela falta de mecanismos de restrições de acesso ao conteúdo dos vídeos por menores de idadeO cantor Gusttavo Lima será alvo de investigação pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) devido a ingestão e divulgação indevida de produtos da empresa Ambev em duas lives realizadas pelo cantor nas redes sociais: "Live Gusttavo Lima - Buteco em Casa" e "Buteco Bohemia em Casa".
Em nota, o conselho afirmou que abriu "representação ética contra ações publicitárias de responsabilidade da Ambev". A solicitação veio de denúncias recebidas de dezenas de consumidores, que consideraram as ações publicitárias indevidas pois carecem de cuidados recomendados pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária para a publicidade de bebidas alcoólicas. Dentre os motivos, se inclui a falta de mecanismo de restrição ao acesso de conteúdo dos vídeos por menores de idade e a repetida ingestão de cerveja, que poderia incentivar o consumo irresponsável do produto.
Ainda no documento, o órgão destacou o formato inovador das lives, que estão sendo recorrentemente utilizadas por artistas do Brasil e do mundo devido a pandemia de Covid-19, e considerou que os eventos devem se alinhar com os princípios fundamentais da publicidade.
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Assine"Ambev e Gusttavo Lima têm prazo regimental para enviar, se assim o desejarem, defesa ao Conselho de Ética ou adaptarem de imediato o conteúdo publicitário das lives às regras éticas", informou o Conar.
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