Maurício de Sousa nega que haverá personagem gay nas próximas histórias da Turma da Mônica
A ideia, anunciada no ano passado por um de seus filhos, ainda não foi desenhada de forma concreta
Maurício de Sousa afirmou, em entrevista para o Estadão, que não haverá a criação de um personagem LGBT nas próximas histórias da Turma da Mônica. A informação tinha surgido em junho de 2019, quando o filho do cartunista, Mauro Sousa, anunciou ter planos para representar a comunidade.
O criador do HQ esclarece que deseja um personagem gay, mas que a sociedade ainda não parece estar preparada. A partir do momento que houver uma maior receptividade, sua equipe começará a desenhar. “Acho que nós não estamos prontos. Nós aqui no Estúdio, que fazemos histórias, não observamos ainda uma transformação e uma aceitação geral desse tipo de comportamento que, para mim, é natural, embora muita gente não ache”, afirma.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Com a vontade de personificar a comunidade, sabe apenas que não será representada por uma criança. “Teremos que usar personagens adultos vivenciando uma coisa que já esteja sendo aceita normalmente na sociedade. Não passa disso. Não temos esse personagem. Ele não está em gestação, está no pensamento”, diz.
De acordo com ele, é apenas uma questão de tempo para que possam começar a pensar no assunto com tranquilidade. “É preciso estar junto com o leitor. Quando você está junto, está protegido e em consonância com o público”, exprime.
Ele diz que essa cautela não é, porém, por medo de perder leitores, mas porque a maioria dos consumidores são crianças. Por isso, segundo Maurício de Sousa, é necessário respeito. “Alguns leitores vão estranhar muito e outros vão aceitar. Vou esperar baixar a poeira e vamos caminhar com a Turma da Mônica Jovem ou com a Turma da Mônica Adulta, que é um novo projeto nosso para que a gente possa colocar mensagens um pouco mais atualizadas e mais próximas da realidade”, finaliza.
Expandir a faixa etária do público já tinha sido uma estratégia com a elaboração do Turma da Mônica Jovem, lançado em 2008. Com assuntos voltados para adolescentes, adotou um estilo de mangá. Agora, já está sendo pensada uma versão adulta, com a turma entre os 20 anos.