Cartão digital será o principal documento trabalhista no Brasil

Segundo o Ministério da Economia, contratações serão processadas a partir do número de CPF, tanto para brasileiros como estrangeiros

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital será o principal documento para registro de atividades trabalhistas a partir de segunda-feira, 2. A medida, instituída pela Lei nº 13.874/2019 e pela Portaria nº 1065/2019, diz que a versão física irá deixar de ser emitida nas Unidades de Atendimento do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT)/Sistema Nacional de Empregos (Sine).

Segundo o Ministério da Economia, contratações serão processadas a partir do número de CPF, tanto para brasileiros como estrangeiros. O documento digital ainda possibilitará a consulta das experiências profissionais anteriores. Além disso, as informações já existentes na carteira, como férias e alterações de salário, serão automaticamente migradas para o cartão digital.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Agora, de acordo com a lei nº 12.037, pela Medida Provisória nº 905/2019, a CTPS física não servirá mais como documento de identificação civil. Para acessar o documento, o usuário deverá fazer o download do aplicativo por meio da Apple Store ou da Play Store. Também é possível cessar via navegador, por meio deste link.

Para quem já é cadastrado basta utilizar o login e senha de acesso. Os não cadastrados podem criar um login por meio deste link.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

carteira de trabalho carteira de trabalho digital sine emprego

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar