OMS declara emergência internacional em saúde pública por causa do coronavírus

O número de suspeitos são 9: 1 em Minas Gerais, 1 no Rio de Janeiro, 3 em São Paulo, 2 em Rio Grande do Sul, 1 no Paraná e 1 no Ceará.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quinta-feira, 30, que os casos do novo coronavírus 2019 n-CoV são uma emergência de saúde pública de interesse internacional. A informação foi repassada durante coletiva de imprensa do Ministério da Saúde (MS), pelo secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira. 

Em transmissão ao vivo no Facebook, o Ministério da Saúde informou que já chega a 43 o número de notificações de coronavírus no Brasil. Foram 10 casos notificados de ontem para hoje. Já o total de casos suspeitos segue em nove, sendo 1 em Minas Gerais, 1 no Rio de Janeiro, 3 em São Paulo, 2 em Rio Grande do Sul, 1 no Paraná e 1 no Ceará. Além disso, são 28 casos excluídos e 6 descartados. Os dados foram coletados até 12 horas desta quinta-feira, 30. 

Acompanhe ao vivo a coletiva do MS:

Casos notificados são diferentes de suspeitos. As notificações logo quando feitas são levadas para avaliação no Ministério da Saúde, que analisa e classifica como suspeito ou excluído. Já os descartados são casos que eram suspeitos e depois são constatados como não sendo mais.

Apesar de serem 9 casos suspeitos, assim como no dia 29, eles não são os mesmos. Após as análises, quatro casos descartados e outros quatro entraram nas estatísticas como suspeitos, segundo MS. 

Linha do tempo

29 de janeiro: 9 casos suspeitos divulgados (1 no Ceará, 3 em São Paulo, 2 em Santa Catarina, 1 no Rio de Janeiro, 1 em Minas Gerais e 1 no Paraná).

30 de janeiro: 4 casos descartados (3 de SP e 1 do PR) e 4 casos suspeitos foram incluídos (1 do RJ, 1 de SP, 1 do RS e 1 do PR), permanecendo com o mesmo número de nove suspeitos. Caso do Ceará segue em investigação e internado em isolamento no Hospital Regional Norte, em Sobral.

Dados do coronavírus no mundo:

7.818 casos confirmados da doença no mundo;
7.736 casos confirmados apenas na China (1.370 casos mais graves)
12.167 suspeitas do vírus na China;
170 mortes (todas na China);
18 países já foram afetados pela doença (82 casos).

 

Colaborou Matheus Facundo

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

coronaviírus brasil coronavírus ceará caso de coronavirus ceara

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar