Participamos do

Solvente altamente tóxico é encontrado em cerveja bebida por pessoas com "doença misteriosa"

O produto é, geralmente, usado na refrigeração de cervejas e segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é um solvente orgânico "altamente tóxico"
08:57 | Jan. 10, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em laudo preliminar, emitido nesta quinta-feira,9, pela Polícia Federal, foi constatado a presença de dietilenoglicol em amostras de cerveja da empresa mineira Backer. As bebidas de lotes diferentes, encontradas na casa de consumidores que apresentaram sintomas de uma doença "misteriosa", foram encaminhadas à vigilância sanitária, após abertura de investigação de possível contaminação.

Policiais e peritos foram até o local e recolheram garrafas lacradas da cerveja pilsen marca Belorizontina, conforme informou uma fonte da Polícia Civil ao jornal Estado de Minas. No resultado, foi encontrado a substância dietilenoglicol. O produto é, geralmente, usado na refrigeração de cervejas e, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é um solvente orgânico "altamente tóxico" que causa insuficiência renal e hepática e, ao ser ingerido, pode levar à morte.

A investigação surgiu após oito pessoas apresentaram uma "doença misteriosa" com sintomas como insuficiência renal e problemas neurológicos, mas ainda sem causa específica. Um delas chegou a ser internada em Juiz de Fora, mas veio a óbito na terça-feira, 7.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em entrevista ao portal O Tempo, os familiares do homem afirmam que ele e o genro, também internado com a doença, ingeriram, no fim dezembro, a cerveja da marca Belohorizontina, investigada na ação da Polícia Civil e da Vigilância Federal.

Em comunicado nas redes sociais, a empresa informou que as amostras foram recolhidas na casa de clientes e ressaltou que a substancia não faz parte do processo de produção da cerveja deles. Além disso, afirmou que vai recolher os lotes citados pelo laudo e se mostrou " à disposição das autoridades".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar