Gari defende TCC sobre a "invisibilidade" com a farda da profissão

O pesquisador Fernando Braga da Costa inspirou o trabalho final do gari Ednilson, com a obra "Homens invisíveis: Relatos de uma Humilhação Social"
Autor Ismia Kariny/ Especial para O POVO
Foto do autor
Ismia Kariny/ Especial para O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Ednilson Silva, 31, entrou no ensino superior em 2013, aprovado no curso de história da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Na época, já era concursado e trabalhava como gari, seguindo os passos do pai. Neste mês de junho, ele vestiu a farda do ofício e defendeu o trabalho de conclusão de curso (TCC) com tema que trata da invisibilidade dos agentes públicos de limpeza. As informações são do portal de notícias G1.

Inicialmente, o tema do trabalho de conclusão de curso de Ednilson não seria voltado para os garis. “Com o passar do tempo, eu fiquei pensando, ‘vou pesquisar alguma coisa sobre os garis’. E não encontrava nada, nada mesmo”, acrescentou. Até que, em meio às leituras, se deparou com um autor que lhe apresentou uma nova perspectiva sobre a realidade em que vivia, e despertou ainda mais o interesse pelo assunto.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A obra encontrada pelo gari foi o livro “Homens invisíveis — Relatos de uma Humilhação Social”, do pesquisador e psicólogo Fernando Braga da Costa que, além de já ter sido gari, fez mestrado e doutorado voltados para o tema que Ednilson escolheu pesquisar.

Já a ideia de vestir a farda de gari durante a defesa do TCC, segundo o formando, veio para dar mais visibilidade ao tema e aos garis, e surgiu de uma observação particular. “É notório no campus: as pessoas que exercem a função de policial vão fardadas, pessoas que fazem medicina ou enfermagem vão de jaleco. Por que um gari não pode ir (fardado)?” destacou.

Com isso, orientado por Verônica Pessoa, o formando desenvolveu sua pesquisa, e deu-lhe o título de “Trabalho e desigualdade social na contemporaneidade: reflexões sobre os agentes de limpeza pública”. No estudo, ele entrevistou e compartilhou experiências com dez profissionais da limpeza urbana.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

gari tcc

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar