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Google leva wi-fi gratuito para pontos do País; iniciativa começa em São Paulo

Google apresentou novos projetos em evento em São Paulo. Ainda não há previsão de a ação chegar ao Ceará
12:00 | Jun. 06, 2019
Autor Juliana Matos Brito
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Juliana Matos Brito Editora-executiva do portal O POVO Online desde maio de 2019
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Tipo Notícia

O Google lançou, nesta quinta-feira, 6, o Google Station no Brasil. O projeto leva pontos de acesso wi-fi para países emergentes. O Brasil é o oitavo país a receber o projeto. Ainda não há previsão de a ação chegar ao Ceará.

No País, a primeira cidade a receber os pontos é São Paulo. São 80 locais com estação de internet, como Parque do Ibirapuera e a estação de trem de Pinheiros. “A internet no celular é cada vez mais importante para o desenvolvimento da economia do País”, destaca Fabio Coelho, presidente do Google Brasil.

O acesso é oferecido em parceria com provedores locais. “O objetivo é ampliar o acesso à informação. Wi-fi gratuito e de qualidade”, explica. Em São Paulo, o patrocínio é do banco Itaú.

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“A missão do Google de organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis nos tem incentivado a criar uma internet mais inclusiva. Mesmo que estejamos mais conectados do que nunca, o acesso à informação no Brasil ainda é um grande desafio”, explica.

O Google Station está presente em mais de mil pontos na Índia, Indonésia, México, Tailândia, Nigéria, Filipinas e Vietnã.

No site station.google.com podem ser conferidos todos os pontos de Wfi-fi do projeto.

Outras novidades anunciadas no evento:

Futebol

Com o início da Copa do Mundo de Futebol Feminino, o Google está lançando recursos para acompanhar os jogos em tempo real.

Haverá uma timeline com fotos, comentários, escalação, minuto a minuto dos jogos, notícias.

Será possível também se inscrever para receber notificações sobre seu time favorito pesquisando na busca do Google e clicando em "seguir". Além de poder acompanhar até três placares de jogos ao mesmo tempo na tela inicial do celular.

Google Meu Negócio

Foram apresentadas novas funcionalidades da ferramenta Google Meu Negócio. Agora, os consumidores podem seguir empresas pelas quais se interessam, a partir do site de busca.

Google Shopping

A partir de julho, ao acessar google.com/shopping, os usuários poderão navegar clicando nas imagens dos produtos. O objetivo é tornar o consumo mais intuitivo e personalizado.

Jornalismo

Foi lançado o Desafio de Inovação Google News Initiative (GNI) da America Latina. O objetivo é desenvolver novos modelos de negócios e produtos jornalísticos. Marco Túlio Pires, coordenador do Google News Lab do Brasil, falou sobre a missão de “evoluir, elevar e empoderar” conteúdos jornalísticos na rede.

As inscrições estão abertas para qualquer empresa jornalística, até 23 de julho. Cada projeto selecionado receberá até R$ 1 milhão. informações: g.co/desafioGNI.

Marco Túlio anunciou também a criação da incubadora jornalística de nativos digitais, projeto-piloto que oferecerá mentoria e espaço físico no Google for Startups Campus, em São Paulo, para empresas jornalísticas digitais que estão começando do zero.

Também foi destacado o investimento de R$ 2 milhões em projetos como o Comprova (Abraji), Credibilidade (Projor) e webnarios da ANJ.

Privacidade

Foram lançadas novas ferramentas de privacidade e segurança para os brasileiros. Destaque pra navegação anônima em aplicativos como o Google Maps.

Ken Walker, vice-presidente sênior do Google, apresentou as novas ferramentas de privacidade e segurança do Google. “Nós existimos para criar ferramenta para ajudar pessoas. A confiança é o fundamento de tudo que fazemos”, disse.

Games

Inscrições abertas para o Desafio Change The Game, que premiará as melhores ideias de jogos de mulheres entre 15 e 21 anos. As duas vencedoras terão seus jogos produzidos pela Google Play em 2020.

Curso

Curso Certificado Profissional de Suporte TI, parte do programa Cresça com o Google.

Educação

O Instituto Palavra aberta lançou, nesta quinta-feira, 6, o EducaMidia - Programa de Educação Midiática. O objetivo é difundir o tema no Brasil e fornecer suporte e ferramentas para crianças e adolescentes desenvolverem habilidades necessárias para consumir informação de forma segura e responsável.

O Google.org, braço filantrópico do Google, investirá R$ 4 milhões nos próximos dois anos no projeto.

“Queremos desenvolver o potencial de comunicação dos jovens, fomentando habilidade de interpretação crítica, produção ativa de conteúdo e participação responsável na sociedade”, destaca Patrícia Blanco, presidente-executiva do Palavra Aberta.

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