Participamos do

"Por mim, eu botaria 60 pontos", diz Bolsonaro sobre acúmulo da pontuação para perder CNH

O presidente afirmou que "a indústria da multa vai deixar de existir no Brasil"
16:30 | Jun. 05, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou nesta quarta-feira, 5, que se dependesse dele, o limite para perder a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seria de 60 pontos. A declaração veio um dia depois que ele apresentou projeto de lei que dobra para 40 pontos o acúmulo de pontos de infrações necessários para que o condutor tenha sua licença cassada.

“No projeto, basicamente o mais importante, é passar de 5 anos para 10 anos a validade de carteira de motorista, todo mundo concorda com isso”, declarou o presidente, que participou pela manhã do lançamento do Projeto Juntos pelo Araguaia, em Aragarças, Goiás.

O presidente disse também: “Aumentar a pontuação não é possível, três multas que facilmente se consegue, três multas que hoje em dia tem pardal escondido para tudo quanto é lugar, além dos móveis, o produtor, o trabalhador, o motorista ônibus, de táxi ou de caminhão não perde a carteira, perde, na verdade, a sua 'Carteira de Trabalho'.” Ainda segundo ele, “a indústria da multa vai deixar de existir no Brasil”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Atualmente, a suspensão do direito de dirigir acontece quando o condutor atingir 20 pontos, por meio de infrações cometidas em 12 meses ou quando transgredir regras específicas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A proposta do Governo Federal é de dobrar a pontuação acumulada dentro de mesmo período de tempo.

Todas as alterações propostas devem passar pelo Congresso Nacional, obtendo maioria simples de votos para serem aprovadas tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags